A Caravana de Defesa dos Direitos Quilombola, da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), e diversos parceiros promoveram mais de 1.750 atendimentos, esta semana, na comunidade quilombola Bacabalzinho (Novo Bacabal), em Anajatuba, município que fica a cerca de 150 km de São Luís.
Entre os atendimentos, destacam-se os mais de 400 pedidos de certidões de nascimento, casamento, óbito, que, consequentemente, geraram mais de 140 documentos impressos de imediato pelo cartório de Anajatuba. Ainda foram realizados serviços pelo Procon, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e várias secretarias do Governo do Estado e do Município de Anajatuba.
As atividades foram conduzidas, durante dois dias, pelo defensor público Vinicius Renan Brandão, titular do Núcleo de Anajatuba, com o apoio de sua equipe e de assessores que compõem o projeto “Inclusão e Cidadania sobre Rodas”, que além do ônibus-escritório usado na ação, conta também com a Carreta e a Van dos Direitos.
“Recebemos uma grande demanda de um público bastante específico que foi a população quilombola nessa região. Foram centenas de atendimentos diversos, desde a orientação jurídica até a emissão de documentos, além de serviços previdenciários e trabalhistas”, concluiu o defensor público Vinícius Brandão.