Foi lançado nesta quarta-feira, 7, em Miracema do Tocantins, cidade distante 75 km de Palmas, a 1ª fase do projeto “Por Todas as Marias”, que visa promover a conscientização e prevenção da violência contra à mulher por meio da educação. O lançamento, idealizado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, contou com a participação da defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal.
Durante o evento, Estellamaris Postal frisou a importância do projeto para uma mudança de cultura. “A futura geração é formada por nossos filhos, netos, sobrinhos e é por meio do exemplo que as nossas crianças, adolescentes e jovens aprendem. Por isso, acredito que por meio de projetos como esse, nós ajudaremos a construir uma sociedade mais justa e menos violenta”, destacou a Defensora Pública-Geral.
Titular da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, primeira-dama Karynne Sotero, destacou a importância de se investir na educação e no trabalho em conjunto dos parceiros. “Países com feminicídio zero são também países que investem em educação, e eu acredito no poder da educação e nesse projeto. O trabalho educativo é demorado e, sozinhos não conseguimos nada, mas com parceiros como a Defensoria, Ministério Público, que já estão conosco, eu acredito que será possível reduzir os números de violência contra a mulher no nosso Tocantins”, pontuou.
Da Defensoria Pública também estiveram presentes no evento a coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), defensora pública Elisa Maria Pinto de Souza Falcão Queiroz; e a coordenadora em substituição do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), defensora pública Isakyana Ribeiro de Brito Sousa e servidoras dos núcleos.
Palestra
Na Escola Estadual Onesina Bandeira, a defensora pública Franciana Cardoso conversou com estudantes sobre as formas de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças e adolescentes; sobre o papel da Defensoria no combate a essas violências e a parceria com o Projeto Todas as Marias.
Por todas as Marias
Segundo a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, o projeto se desenvolverá em três fases, sendo a 1ª de sensibilização sobre o tema, com a realização de blitzes educativas e distribuição de panfletos sobre o tema violência contra mulher, que iniciou nesta quarta-feira, em Miracema do Tocantins. Já a 2ª e 3ª fase do projeto irão contemplar a formação de professores e trabalhadores da educação sobre temas como respeito, igualdade de gênero e prevenção de abusos e palestras educativas para crianças e adolescentes.
Além de Miracema do Tocantins, as cidades de Tocantinópolis, Arraias, Porto Nacional e Palmas também serão contempladas com ações do projeto.