Com exclusividade, a jornalista Mônica Bergamo destacou em sua coluna na Folha de S.Paulo (online e no jornal impresso) o lançamento oficial da Campanha Nacional "Um Novo Presente É Possível: Defensoria Pública pela Superação da Situação de rua".
O evento será uma iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e da Associação Paulista de Defensoras e Defensores Públicos (APADEP), no dia 9 de maio (quinta-feira), na SEFRAS (Ação Social Franciscana, Chá do Padre), no centro de São Paulo.
O principal objetivo da Ação é mostrar que a Defensoria Pública é a referência para o acesso à justiça e garantia de cidadania às pessoas em situação de rua. Os atendimentos realizados pela Instituição ocorrem nos Núcleos de Direitos Humanos, mas há também participação das áreas Cível, de Família, Infância e Criminal. As demandas são variadas, como a necessidade de acesso a moradia, acesso a documentação pessoal, inscrição em programas sociais e pedidos de acolhimento em Casa Abrigo.