A Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) e da Escola Superior, realizou, na sexta-feira (23), o 4º Encontro do Círculo Reflexivo de Educação Financeira do Programa de Apoio ao Consumidor Superendividado (Pacs), no auditório do Prédio-sede da instituição.
A assistida Lucileni de Alcântara relata que a oficina ajudou a ter mais responsabilidade financeira. “Eu procurei uma defesa em um momento que estava muito individualizado com o banco e não recebi nada. Através do núcleo eu vim participar da oficina, pois é uma das etapas para melhorar a minha educação financeira e assim sair do endividamento”, conta.
O escritório atende à resolução da Lei N° 14.181 de 2021, que determina a prevenção e o tratamento do superendividamento, bem como regular a figura do consumidor superendividado. “A ideia do encontro é para poder preparar e cegar nossos assistidos para que possam sair do cenário de superendividamento do que ele está hoje e se prevenir para não se dividir novamente”, informa o defensor público Cássio Bittar.
O defensor cita, ainda, dois pontos importantes da oficina para os assistidos. “O primeiro é a formação e o certificado que serão anexados ao processo administrativo, como forma de mostrar a contrapartida do assistido para a resolução do caso. O segundo é para a própria reinvenção de cada um que está participando, para assim conseguir entender como deve manusear as operações de crédito que tem e também como deve reagir às propostas de crédito. A maioria dos assistidos são assediados por bancos e instituições financeiras negociadas para que realizem mais operações de crédito”, destaca.
Para a palestrante e coordenadora do Pcas, Fernanda Campos, o grupo reflexivo existe para cuidar do problema de endividamento que estão tratando pelo programa. “Esse ciclo vicioso do crédito precisa ser encerrado e, assim, recomeçar uma relação com o dinheiro de forma mais saudável. É através das reuniões que apresentamos as ferramentas, planejamentos e orçamentos para dar o primeiro passo é ajudá-los com esse processo de individualização”, afirma.
No encerramento da palestra os assistidos receberam os certificados de participação no workshop. O documento vai compor os processos judiciais dos assistidos, a fim de demonstrar a boa fé e o interesse em zelar pela organização financeira.
Serviço: Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon)
Endereço: Travessa 1° de Março, n° 766, Bairro: Campina-Belém
Contato: nudecon@defensoria.pa.def.br / atendimento.nudecon@defensoria.pa.def.br / (91) 99342-2925 (Davi – Defensoria Assistente Virtual) / (91) 98128-8851
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente criada para garantir a assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessários, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.