Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
12/11/2023

XII Congresso BLODEPM: segundo dia é marcado por painéis que deram luz às temáticas dos grupos de trabalho do Bloco

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF

O segundo dia do XII Congresso do Bloco de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (BLODEPM) foi marcado por uma série de painéis que discutiram as temáticas dos grupos de trabalho do Bloco: Justiça Restaurativa, Violência Institucional e Violência de Gênero.

A primeira palestra, voltada para violência institucional, foi presidida pelo defensor público geral da República Bolivariana da Venezuela, Daniel Augusto Ramirez Herrera. Os(as) palestrantes foram Carlos Mora (Chile) que falou sobre a defesa penal; e Fernanda Fernandes (Brasil) que falou sobre o fortalecimento da Defensoria no enfrentamento à violência institucional. A mediação da palestra foi com a defensora pública de Minas Gerais Mariana Lima.

Já o debate sobre a violência de gênero contou com a participação de María Lorena González Castro Feijoo (Presidente ADEPRA) na presidência da mesa. As palestrantes foram com as defensoras públicas Ana Karoline Santos Pinto (DPE-AM) e Denize Souza Leite (DPE-TO) que falaram sobre "Violência de gênero no Tribunal do Júri" e "Violência de gênero na perspectiva institucional", respectivamente. A defensora pública de Sergipe Carla Caroline foi a mediadora dos debates. 

Já a palestra de justiça restaurativa foi presidida pela defensora pública Daniela Correa Jacques Brauner (DPU). As palestrantes foram Maria Lorena Segovia Azucas (Defensora General de Paraguay) que abordou "a mudança de paradigma diante dos atos puníveis. A realidade paraguaia"; e a defensora pública do Ceará Érica Regina Albuquerque que falou sobre o "Centro de Justiça Restaurativa da Defensoria Pública do Ceará: Um novo caminho para prevenção e para soluções de conflitos infracionais". A debatedora deste painel foi María Fernanda López Puleio (AMFJN).

O XII Congresso do Bloco de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (BLODEPM) foi uma iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), no auditório do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, em Brasília.

Clique aqui e confira as fotos. 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)