Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
06/11/2023

MS: Parceria entre Defensoria, CRAS e CAPS garante benefício a assistido em situação de rua

Fonte: ASCOM/DPEMS
Estado: MS
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Bela Vista, cidade a 320 de Campo Grande, garantiu o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a um assistido em situação de rua e sem qualquer documentação.
 
O defensor público Maurício Augusto Barbosa explica que, além da falta de documentação, o assistido em razão da condição de saúde não conseguia explicar sobre a sua origem.
 
“Com alguns dados que ele conseguiu passar investigamos e fizemos várias diligências até acharmos um B.O que ele tinha registrado e com isso vi que era de Belém-PA. Na sequência, por meio de ofícios, achamos o cartório e a certidão de nascimento”, explica o defensor.
 
A ação conjunta garantiu o pedido do BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
 
É importante ressaltar que o BPC não é aposentadoria. Para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído para o INSS. Diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
20 de maio
AGE (Brasília)
12 e 13 de maio (Bahia)
Lançamento da Campanha Nacional
19 de maio (Senado)
Sessão Solene - Dia da Defensoria Pública
10 de junho
AGE
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)