A coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) da Defensoria Pública de Santa Catarina, Anne Teive Auras, conduziu na última semana uma reunião da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres do CONDEGE, em Brasília. Essa comissão reúne as coordenadoras dos NUDEMs de todo o Brasil para discutir questões importantes para a defesa dos direitos das mulheres e meninas brasileiras, com o objetivo de uniformizar a atuação das Defensorias Públicas na temática.
Além disso, no mesmo dia, a defensora esteve presente em uma reunião com a Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Ministério das Mulheres. Na ocasião foram discutidos temas de interesse comum para a garantia dos direitos das mulheres brasileiras, como o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, a implementação de novas Casas da Mulher Brasileira e a regulamentação da lei que trata do auxílio aluguel para mulheres em situação de violência.
“O diálogo com o Ministério das Mulheres foi muito positivo e promissor, pois foi destacada a importância da atuação das Defensorias Públicas na promoção dos direitos das mulheres brasileiras, seja na assistência jurídica individual, seja no monitoramento das políticas públicas e na educação em direitos”, afirmou Anne.