A 3ª posse popular dos novos servidores da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) registrou 800 atendimentos, entre os vários serviços oferecidos na ocasião. O evento ocorreu no sábado (26/8), das 9h às 16h, na Administração Regional de Água Quente – Quadra 01, Lote 26, Residencial Rócio, DF 280, km 2.
Durante a ação, a população pôde receber assistência jurídica e psicossocial, orientação de vagas em creches e escolas, realizar exames de DNA e entrar com ação e execução de alimentos. Além disso, os Núcleos de Assistência Jurídica (NAJs) de Execuções Penais e de Defesa da Saúde estiveram no evento para atender a comunidade dentro de suas áreas de competência.
Também ofereceram serviços a Defensoria Pública da União (DPU); a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab); a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet); a Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus); o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF); a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes); a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF); a Organização Não Governamental Mulheres de Água Quente (OMAQ); o Instituto Mulheres Empoderadas; e o Instituto Me Ajude a Ajudar (IMAA).
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, as posses populares são extremamente importantes para que os novos servidores tenham contato e estejam mais próximos daqueles que necessitam dos serviços prestados. “A Defensoria Pública do DF deve ser comandada pelos cidadãos. Assim, as pessoas que estão ingressando agora no serviço público precisam ter a mentalidade de que devem servir à população”, defendeu.
Posses populares
Ao todo, a DPDF realizará quatro posses populares de Analistas de Apoio à Assistência Judiciária. A primeira ocorreu em abril, no Sol Nascente, e realizou 105 atendimentos jurídicos, além de 30 psicossociais. A segunda, em São Sebastião, contou com 75 assistências. A quarta será no Arapoanga, ainda sem data definida.
Os eventos são organizados pela Ouvidoria-Geral da DPDF, que, desde o início, articula os serviços prestados à população com as lideranças das regiões administrativas a serem assistidas.