Criada por meio da Lei Complementar Estadual nº 251, no dia 7 de julho de 2003, a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte celebrou seus 20 anos de existência durante solenidade histórica, nessa quinta-feira (27), no hotel Holiday Inn Natal, no centro da capital potiguar. Durante a cerimônia, foram entregues cinco honrarias entre medalhas de honra e o Grande Colar Defensorial atribuído à governadora Fátima Bezerra pelo reconhecimento e apoio ao trabalho da instituição.
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e o diretor de articulação social e presidente da ADPERN, Rochester Araújo, também prestigiaram a solenidade. Na ocasião, os(as) dirigentes entregaram à govenadora do Estado, Fátima Bezerra, camiseta da campanha nacional "Defensoria Pública: em ação pela inclusão".
"Estamos celebrando duas décadas de existência de uma instituição que acolhe a voz dos segmentos mais oprimidos e que tem compromisso com a garantia do direito à uma vida com dignidade e cidadania", afirmou a governadora ao receber o Grande Colar Defensorial.
O defensor público-geral, Clístenes Mikael de Lima Gadelha, declarou o reconhecimento da classe em relação ao apoio da governadora ao fortalecimento da DPE-RN. "Enquanto parlamentar, sempre sendo uma voz em nossa defesa, nas tribunas do parlamento reconhecendo o valor de nossa instituição e ainda o quanto podemos fazer pelo povo do nosso Estado”, pontuou.

Já a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, destacou a expressiva atuação da DPE-RN em prol da população do estado. Atualmente, a DPE/RN possui 40 núcleos de atendimentos espalhados por todo estado e 101 defensores atuando em todas as comarcas com mais de 20 mil habitantes, isso representa atendimento a 92% da população do Estado do Rio Grande do Norte. "Falar da história da DPE-RN é ressaltar que ela vem sendo construída de maneira forte e altiva. A Instituição tem se fortalecido como espaço e verdadeiro instrumento de transformação social na vida de tantos homens e mulheres que vivem em situações de vulnerabilidades. Durante esses 20 anos de história, a Defensoria já deixou um legado de muitos avanços", disse.
A solenidade contou com a participação de defensores(as) públicos(as) de todo Brasil, servidores(as) da Defensoria pública e representantes de instituições públicas que contribuíram e contribuem para seu crescimento e fortalecimento.