A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou de solenidade de posse do novo defensor público-geral do Estado de Rondônia, Victor Hugo de Souza Lima, para o biênio 2023/2025. A cerimônia que ocorreu na sexta-feira (21), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, na presença de autoridades, defensores(as), servidores(as), convidadas e convidados. A presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Rondônia (ADEPRO), Débora Machado Aragão, e o vice-presidente, Jaime Alves, também estiveram presentes.
Em sua fala, Rivana Ricarte parabenizou a gestão que encerrou, ressaltando o trabalho da Defensoria Pública de Rondônia para promover acesso à Justiça na Região Norte, não de maneira burocrática, mas através do empoderamento da população estando mais próxima da comunidade, caminhando nos rincões do estado, navegando pelos rios da Amazônia e levando cidadania e direitos. "Os desafios no próximo biênio não serão menores do que os enfrentado até aqui, mas tenho convicção que serão desafios vencidos pela gestão do colega Victor Hugo e de sua equipe, e cujo trabalho servirá de impulsionamento para o fortalecimento institucional”, disse.

“Dedicarei todas as minhas forças para bem desempenhar essa missão, que é desafiadora. Trabalharei incansavelmente, com dignidade, simplicidade e ética, para dar efetividade ao programa constitucional, assegurando que cada pessoas hipossuficiente seja tratada com dignidade e respeito. Devemos amplificar a voz daqueles que não podem se fazer ouvir, lutando pela igualdade de direitos e romper as barreiras que ainda impedem o acesso pleno à justiça”, disse o novo defensor geral em seu discurso de posse.
Compuseram a mesa de autoridades Hans Lucas Immich, que transmitiu, durante a solenidade, o cargo de defensor público-geral do Estado de Rondônia ao Victor Hugo de Souza Lima; a secretária de Estado de Assistência Social, Luana Rocha; o presidente do Tribunal de Justiça, Marcos Alaor Diniz Grangeia; a vice-presidenta do Tribunal Regional do Trabalho – 14ª Região; o promotor de Justiça, chefe de gabinete do Procuradoria-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, representando o procurador-geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Curi Neto; o presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais, Oleno Matos; a vice-Presidenta da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, Vera Lúcia Paixão; e o procurador-geral do Estado de Rondônia, Maxwel Mota de Andrade; além dos membros do Conselho Superior: Marcus Edson de Lima, Corregedor-Geral da DPE-RO; Rafael de Castro Magalhães; Leandro Mainardes; Rithyelle de Medeiros Bissi; e Eduardo Guimarães Borges.
