A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) foi uma das entidades habilitadas para concorrer a uma vaga no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), pasta vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. A lista das entidades da sociedade civil aptas para disputarem a eleição foi divulgada nesta quinta-feira (22/6) pela comissão eleitoral do Conselho.
Um total de 49 entidades se inscreveram para os 18 segmentos de atuação: trabalhadoras(es) urbanas(os) e/ou rurais; empregadoras(es) urbanas(os) e/ou rurais; fiscalizadoras(es) do exercício profissional; aposentadas(os) e pensionistas; comunidade científica; educação, lazer, cultura, esporte ou turismo; defesa de direitos; atendimento à pessoa idosa; atuação em temas relacionados à igualdade racial na interface com atividades de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; atuação em temas relacionados a mulheres na interface com atividades de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; atuação em temas relacionados a indígenas na interface com atividades de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; e atuação em temas relacionados à população LGBTQIA+ na interface com atividades de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa.
A eleição geral ocorrerá no dia 26 de julho de 2023, exclusivamente no formato presencial, em Brasília.
Nas últimas semanas, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou das reuniões da Comissão Eleitoral responsável pela organização do pleito e análise documental das entidades inscritas.
Sobre o CNDI: O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) integra a estrutura regimental do Ministério dos Direitos Humanos . Cabe a ele elaborar as diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional da Pessoa Idosa.
Criado em 13 de maio de 2002, o CNDI contabilizou avanços importantes na política de promoção dos direitos das pessoas idosas no país. Entre eles, destaca-se a criação do Estatuto da Pessoa Idosa, instrumento que assegura direitos especiais e institui programas de promoção da qualidade de vida desta parcela da população.