A Defensoria Pública do Estado do Tocantins realizou recentemente vistorias técnicas na Unidade Penal Feminina de Talismã, a 355 km de Palmas, e na Unidade Penal de Gurupi, a 230 km de Palmas, para averiguar as condições da execução da pena das pessoas presas nas duas unidades.
Em Talismã, no dia 25 de maio último, a ação contou com participação do coordenador do Núcleo Especializado de Assistência e Defesa ao Preso (Nadep), defensor público Adir Pereira Sobrinho, a defensora pública Ana Carolina Benassi Perozim e o analista Bruno Martins da Silva.
Segundo o Coordenador do Nadep, apesar de perceber que houve melhorias desde as últimas inspeções, algumas irregularidades ainda foram constatadas, como a necessidade do aumento do período da visita virtual, a oferta de atividades físicas e o aumento da frequência do fornecimento de itens do kit higiênico.
Já na Unidade Penal de Gurupi, no dia 26 de maio último, a equipe da Defensoria Pública foi formada pelas defensoras públicas Cristiane Souza Japiassu Martins e Mônica Prudente Cançado, e os servidores Vitor Borchardt Raffi e Josevando S. de Amorim.
Durante a vistoria, a unidade estava passando por uma reforma parcial, que demonstrava várias melhorias, como a ocorrida na sala reservada para a Defensoria Pública, bem como no espaço voltado para o tratamento odontológico.