Foram empossadas(os), na manhã dessa terça-feira (09/05), mais duas defensoras e um defensor público aprovadas(os) no IV Concurso Público para Defensores(as) Públicos(as) do Paraná, finalizado em dezembro de 2022. A solenidade de posse foi realizada no auditório da sede dos Núcleos, da Escola e da Corregedoria-Geral da DPE-PR, no bairro Batel, e contou com a presença de representantes da Administração Superior da DPE-PR, do Ministério Público do Paraná (MPPR), da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Paraná (OAB-PR) e de representantes do Poder Legislativo do estado, além de familiares das empossadas e do empossado. A presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Paraná (ADEPAR), Jeniffer Schffer, representou a ANADEP na ocasião.
Nas próximas três semanas, as defensoras Ana Carolina de Araújo Mesquita e Leticia Maciel Emerenciano e o defensor Matheus Paulo de Andrade vão passar por um curso de formação nos mesmos moldes do que foi realizado em fevereiro para os(as) 40 defensores(as) públicos(as) empossados(as) em janeiro. De lá para cá, uma defensora que atuava em Curitiba pediu exoneração e está sendo substituída. As outras duas vagas foram novas contratações da Defensoria e vão servir para ampliar o atendimento na sede de União da Vitória. Somente após o processo de remoção – onde todo o quadro de defensores(as) pode optar por novas lotações – é que as novas defensoras e o novo defensor vão saber onde vão trabalhar. Atualmente, com a posse de hoje, o Paraná conta com 146 defensoras(es) públicas(os).
“Nós comemoramos muito cada contratação, cada novo defensor, cada nova defensora pública no estado do Paraná”, celebrou o Defensor Público-Geral do estado, André Giamberardino. “Nós parabenizamos e desejamos muito sucesso aos três novos colegas que começam hoje sua trajetória aqui no nosso estado para levar mais acesso à justiça à população que mais precisa”.
Estiveram presentes na posse: a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Samia Saad Gallotti Bonavides, representando o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR); a presidenta da OAB Paraná, Marilena Winter; a Ouvidora-Geral da DPE-PR, Karollyne Nascimento; a servidora Roseni Barboza dos Santos Possani, representando a Associação dos Servidores e Servidoras da Defensoria Pública do Paraná (ASSEDEPAR), além de representantes dos mandatos dos deputados estaduais Artagão Júnior e Goura e da deputada estadual Maria Victoria.
Confira abaixo as declarações das novas defensoras e do novo defensor:
"Eu escolhi ser defensora pública porque a gente ingressa no curso pensando que o Direito tem um potencial emancipador, que é capaz de transformar realidades. Mas na verdade, a gente se depara com um Direito que muitas vezes exclui e marginaliza. E na Defensoria Pública – eu fui estagiária da Defensoria do Rio Grande do Norte – eu tive uma experiência muito positiva, que pôde ressignificar o Direito pra mim e trazer o que eu inicialmente havia procurado no curso. Então, a Defensoria Pública, para mim, representa justamente esse resgate do sentido do Direito" - Leticia Maciel Emerenciano
"É o dia da realização de um sonho. Foram muitos anos de estudo e estar aqui hoje é indescritível. Eu escolhi a Defensoria Pública no final da graduação, quando eu tive contato com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro e com a Defensoria Pública da União, onde eu fui advogada voluntária durante um tempo, e sempre foi Defensoria Pública, não teve outra escolha. Eu sempre me identifiquei com os valores, com os objetivos da instituição, então pra mim nunca foi uma dúvida que eu deveria ser, queria ser, e agora sou defensora pública" - Ana Carolina de Araújo Mesquita
"O dia de hoje é, na verdade, a realização de um sonho que começou na época da faculdade. Eu tive contato com a Defensoria Pública já durante a graduação e dentre as opções de carreira, foi aquela com que eu me identifiquei mais, pela tutela dos direitos humanos e pela defesa do hipossuficiente, do vulnerável. E hoje é um dia de celebração e de recompensa por dias e noites de estudo, dias árduos, mas os dias de glória também chegam e hoje é isso, é celebração. Daqui pra frente sabemos que temos muito trabalho a fazer em prol da pessoa vulnerável do Paraná, estamos dispostos a isso e hoje é dia de comemorar a conquista desse grande sonho" - Matheus Paulo de Andrade.