Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
31/03/2023

DF: DP realiza mais de 600 atendimentos no Mês da Mulher

Fonte: ASCOM/DPDF
Estado: DF
A Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) ofertou mais de 600 atendimentos para atender mulheres de diversas regiões administrativas do Distrito Federal. As ações foram realizadas em alusão ao Mês da Mulher, festejado em março. Foram ofertados serviços como apoios jurídicos, principalmente relacionados ao Direito de Família, e psicossociais. Os atendimentos foram realizados em Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Rodoviária do Plano Piloto e na Penitenciária Feminina do DF.
 
A equipe de atendimento da Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF também participou de diversos eventos em homenagem ao Mês da Mulher. A palestra “Mulheres em Espaço de Poder”, realizada pela DPDF em parceria com a Secretaria da Mulher na quarta-feira (8/3), reuniu importantes personalidades femininas da política. O evento aconteceu na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e abordou a realidade feminina no contexto de cargos de liderança e suas problemáticas quanto aos desafios para o empoderamento.
 
Outra importante ação da DPDF em prol das mulheres do DF foi a criação do ramal exclusivo para o atendimento de vítimas de violência do novo número da Central de Relacionamento com os Cidadãos (CRC), o Disque Defensoria 129. Lançado quarta-feira (10/3), o canal fornecerá também esclarecimentos sobre os requisitos de acesso aos serviços, os documentos necessários para a realização de atendimento e o andamento de processos.
 
A Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) também participou da Caminhada contra o Feminicídio. O evento idealizado pelo Instituto Mulheres Feminicídio Não foi realizado sábado (11/3) na Administração Regional de Vicente Pires em protesto contra todos os tipos de violência praticados contra as mulheres.
 
Os serviços jurídicos e psicossociais d DPDF também foram prestados na Semana de Valorização e Proteção da Mulher. O evento promovido pelo o 24º Batalhão da Polícia Militar em parceria com as Administrações do Varjão, Lago Norte e demais parceiros comunitários,, aconteceu entre 29 e 31 de março, no Posto da Polícia Militar do Varjão do Torto. O intuito foi proporcionar palestras informativas sobre serviços e parcerias públicas para proteção da mulher contra violência doméstica e temas relevantes como saúde, autocuidado, empreendedorismo feminino além de atividades lúdicas e de assistência à comunidade local.
 
A DPDF também faz parte da força-tarefa para propor ações contra o feminicídio. A iniciativa, criada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), tem como objetivo propor políticas públicas voltadas à prevenção do feminicídio e à proteção, ao acolhimento e à eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres.
 
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, ações afirmativas e a prestação de serviços gratuitos e exclusivos para mulheres tem como intuito atender demandas sociais oferecendo informações diversas para esse público. “A oferta de atendimento especializado da DPDF para mulheres e a participação em eventos e ações específicas o público feminino visam ofertar suporte para garantir acolhimento orientar sobre direitos”, defendeu.
 
O atendimento itinerante da DPDF é uma forma de oferecer os serviços da DPDF em locais mais próximos das comunidades hipossuficientes. A DPDF tem a missão de trazer, de forma integral e gratuita, serviços jurídicos, psicossociais e de mediação para quem mais precisa, além de promover inclusão social e garantir cidadania plena para os cidadãos.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)