Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
31/03/2023

ADEP-MG realiza entrega de Medalha do Mérito e Colar Umbelina Lopes

Fonte: ADEP
Estado: MG
Na última sexta-feira (24/03), no auditório da CDL/BH, a ADEP-MG recebeu associadas e associados, autoridades e convidados para realizar a homenagem aos seis agraciados com as comendas da entidade. As homenagens são destinadas a cidadãs, cidadãos, defensoras e defensores públicos que tenham prestados relevantes serviços à cidadania, ao engrandecimento da Defensoria Pública, ao fortalecimento e valorização da classe. Para abertura do evento, o quarteto de cordas da Orquestra Jovem das Gerais executou o hino nacional e, logo após, a canção “Baião Barroco”, de Juarez Moreira.
 
Em sua fala, o presidente da ADEP-MG, Fernando Martelleto, agradeceu a presença de todos e destacou a trajetória de cada um dos homenageados, demonstrando o motivo pelo qual recebiam aquelas as comendas. Segundo o presidente da ADEP-MG, a homenagem pública é um reconhecimento da contribuição que “cada uma e cada um dos homenageados deu para construir, promover e aperfeiçoar a nossa carreira de defensores públicos e o engrandecimento da Defensoria Pública enquanto instituição de estado, com a mais nobre e bela missão dentre todas as demais, de dar voz e vez aos mais fracos e aos esquecidos da cidadania”, explicou.
 
Representando a ANADEP, a diretora da Regional Sudeste, Marolinta Dutra parabenizou os homenageados e relembrou a importância de Umbelina Lopes na defesa das mulheres vítimas de violência ao ler um trecho do livro “Mulheres em Pedaços”, de autoria da ex-defensora.  “A atuação de Umbelina, por quase vinte anos, dentro da delegacia de mulheres, condessada em casos narrados no seu livro o que se tornou inclusive a gênese da Defensoria Especializada da defesa da mulher em situação de violência, o nosso NUDEM. É a perfeita representação do mister de todas as defensoras e defensores públicos: tutelar a cidadã e o cidadão em situação de vulnerabilidade dentro do sistema de justiça, perante a sociedade e poderes constituídos. Mas sobretudo, exercer o papel transformador de agente político de efetivar direitos fazer inclusão social de verdade”, afirmou a diretora da ANADEP.
 
Por sua vez, ao uso da palavra, a defensora pública-geral, Raquel da Costa Dias, também lembrou da importante atuação de Umbelina Lopes, além de falar sobre inclusão, diversidade e responsabilidade. “Nesse mundo contemporâneo, muito se tem falado sobre direitos. Não há dúvidas que a inclusão é uma realidade. A representatividade é fundamental”, disse a defensora pública-geral. Aos homenageados, Raquel da Costa Dias pontuou situações que demonstraram a justa condecoração de cada agraciado com a comenda da ADEP-MG. “Nós estamos aqui, Dr. Fernando Martelleto, com homenageadas e homenageados que não só são pessoas inclusivas e humanas, mas que são também pessoas extremamente responsáveis”, avaliou Raquel da Costa dias.
 
Medalha do Mérito
 
O defensor público Gério Patrocínio Soares foi o primeiro a ser convidado para receber a Medalha do Mérito Profissional, entregue por Fernando Martelleto. Defensor público desde 2011, ocupou diversos cargos, entre eles, o de defensor público-geral em dois mandatos consecutivos (2018-2020 e 2020-2022). Em seu discurso, Gério Soares lembrou do dos desafios enfrentados na sua gestão, superados por meio de um trabalho conjunto. “Tenho certeza que tudo deu certo porque eu e minha equipe não tentamos fazer melhor o que fazíamos, e sim fazer diferente. Acho que é aí que está o sucesso de qualquer empreendimento, de qualquer missão, fazer diferente”, disse o defensor. O homenageado agradeceu a indicação do nome para receber a comenda. “É com muito carinho que guardarei essa medalha no maior lugar que tenho na minha casa, que é ao lado das fotos da minha filha”, disse.
 
Em seguida, na mesma categoria, o homenageado foi o defensor público Felipe Augusto Cardoso Soledade, que por motivo de compromisso assumido anteriormente, não pôde estar presente no evento. Defensor público há 25 anos, Soledade atuou em comarcas do interior e atualmente está lotado na Defensoria Pública de Segunda Instância e Tribunais Superiores. Na ADEP-MG, ocupou a presidência por quatro anos, em dois mandatos consecutivos, entre os anos de 2009 e 2013. Em vídeo gravado, o defensor agradeceu a homenagem e conclamou a união da classe.
 
“Saudade dos momentos bons que vivemos juntos, mas também dos ruins. Porque neles também estivemos juntos. Espero que no futuro, velhos e novos, defensores e defensoras, estejamos assim sempre juntos nos bons e maus momentos. Muito obrigado do fundo do coração!”, disse Soledade.
 
Fechando os homenageados com a Medalha do Mérito Profissional, Eliane Aparecida de Castro Medeiros recebeu a comenda do filho dela, Guilherme Resende, juntamente do presidente da ADEP-MG. Defensora pública aposentada, esteve à frente de diversos projetos na Defensoria Pública Mineira. Na ADEP-MG contribuiu com o trabalho associativo como diretora de eventos no biênio 2019-2021, e como vice-presidente na gestão 2021-2023. Emocionada, ao uso da palavra, a defensora relembrou a trajetória da sua carreira e agradeceu a todos que a ajudaram a crescer nesse percurso.
 
“Eu, Eliane, sonhei e vi crescer a instituição Defensoria Pública e minha vida defensorial se mistura com a maternidade, pois muitas vezes levei meu filho para o atendimento, colocando um colchonete do lado, que eu guardava no armário da Defensoria. A mãe precisava cuidar do filho e dos seus assistidos. Valeu a pena? Tudo vale a pena quando a alma não é pequena dizia o poeta Fernando Pessoa. Faria tudo de novo. Isso, amados colegas, é benção cada vivência que me trouxe até aqui”, relatou a defensora.
 
Colar
 
A segunda parte do evento foi dedicada aos homenageados com o “Colar Umbelina Lopes”. O nome da comenda é uma homenagem instituída em 2012 a defensora pública Umbelina Lopes, falecida em 2029, que em sua trajetória profissional foi diretora tesoureira e membra do conselho fiscal da ADEP-MG, além de desempenhar papel de destaque na luta em defesa da mulher vítima de violência tendo participado da implantação do NUDEM – núcleo de defesa da mulher da defensoria pública.
 
O primeiro homenageado dessa categoria foi o desembargador Bruno Terra Dias, que sempre presente nas demandas das defensoras e dos defensores, especialmente no trabalho de viabilização da parceria da ADEP-MG com a AMAGIS-SAÚDE. A honraria foi entregue ao homenageado pelo presidente da ADEP-MG e pelo diretor sociocultural e de esportes, Bruno Barcala.
 
Ao uso da palavra, o desembargador Bruno Terra Dias relatou que a palavra justiça é o que une todos e, ao mesmo tempo, traz um sentido diversificado. Dessa forma, o homenageado relembrou as carreiras públicas que ocupou e que, no momento daquela homenagem, teria resolvido uma injustiça da sua trajetória: a de não ter sido defensor público. “Mas hoje, no abraço do Fernando Martelleto, no abraço da Raquel da Costa Dias, me senti integrado, acolhido e com o sentimento de pertencimento que transborda”, disse o homenageado.
 
Ainda sobre a atuação das defensoras e dos defensores públicos, Bruno Terra Dias relatou a importância de vários atores do sistema de justiça, porém, segundo o homenageado, são os defensores que estão em contato direto com aqueles que mais precisam. “O defensor pode ser procurado, mas no geral ele vai até o local, ele procura e chega no momento do fato crepitante, faz a justiça do imediato. Ele não pode aguardar, pois tem a ansiedade na sua alma e no seu sangue. Essa ansiedade que faltava ter reconhecimento na dignidade da Constituição que ocorreu somente em 1988”, afirmou o desembargador.
 
Sem seguida, a homenageada com o “Colar Umbelina Lopes” foi a deputada estadual Andréia de Jesus. A comenda, entregue pelo presidente da ADEP-MG, Fernando Martelleto, foi recebida em mãos pela irmã da deputada, Cristiane Ferreira de Jesus Souza, que na ocasião representou a homenageada, e o filho da parlamentar, Tiago de Jesus. Parceira da Defensoria Pública de Minas Gerais, a parlamentar possui estreita relação com a Instituição nas mais diversas pautas dos direitos humanos e na luta contra o racismo.
 
Finalizando as homenagens da categoria, o governador Romeu Zema também recebeu a honraria da ADEP-MG. O chefe do executivo estadual foi representado pelo advogado-geral adjunto do Estado, Fábio Murilo Nazar, que recebeu a comenda das mãos do presidente da ADEP-MG, Fernando Martelleto, acompanhado da presidente da APEMINAS, Célia Cunha Mello. Em vídeo, Romeu Zema parabenizou a ADEP-MG pela defesa das associadas e dos associados e agradeceu a homenagem recebida, especialmente porque a honraria leva o nome da defensora pública Umbelina Lopes que atuou na defesa das mulheres vítimas de violência.
 
“Para mim é uma honra ser agraciado com o Colar Umbelina Lopes, comenda que leva o nome de uma importante defensora pública, com papel de destaque na luta em defesa da mulher vítima de violência. E preciso ressaltar que essa é uma luta constante do nosso governo. Agradeço as nossas defensoras e os nossos defensores públicos, pois são fundamentais para a manutenção da lei e democracia na luta pelos direitos individuais e coletivos. Quero dar parabéns a ADEP-MG pelo brilhante trabalho em defesa dos associados”, disse Romeu Zema.
 
Fotos: Leandro Couri/Refinaria da Imagem
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)