Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/03/2023

Parlamentares ressaltam que a reconstrução do País passa pelo fortalecimento do serviço público, durante café promovido pelo Fonacate

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da ASCOM Fonacate
Estado: DF
 
As pautas prioritárias do serviço público foram temas de evento promovido pelo Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado (FONACATE), nessa terça-feira (21), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A atividade contou com a participação das deputadas Érika Kokay (PT-DF), Alice Portugal (PCdoB-BA), Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP) e do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), além de diversas lideranças do funcionalismo público. A presidenta da ANADEP e secretária-geral do Fórum, Rivana Ricarte, e a vice-presidente institucional da ANADEP, Juliana Lintz, participaram do evento. 
 
 
O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, anfitrião do evento, que teve o apoio do gabinete da deputada Érika Kokay e da Pública Central do Servidor, falou sobre a necessidade de regulamentar a Convenção 151 da OIT e de avançar nas discussões sobre o mandato classista com ônus para a Administração, visando à sobrevivência da representação sindical.
 
Érika Kokay ressaltou que, após anos de enfrentamento e resistência a projetos de destruição do Estado, é hora de erguer novas estruturas. “Precisamos ter condições para fazer mudanças estruturantes. Essa negociação do reajuste foi a mais rápida da nossa história, mas precisamos ter na nossa legislação a obrigatoriedade das negociações permanentes, das negociações anuais. Vamos retomar o trabalho para derrubar o veto.”
 
Reconstrução do Estado
 
“É preciso recompor o SUS, retomar a fiscalização do trabalho análogo à escravidão, do trabalho infantil, da destruição do meio ambiente. Nós precisamos valorizar o servidor e a servidora, que são os homens e mulheres à frente das políticas públicas. São eles que constroem o nosso país cotidianamente”, afirmou a Delegada Adriana Accorsi.
 
“Vamos caminhar para adiante, para um processo de valorização das carreiras e do próprio serviço público. Um país que não tem um Estado organizado não consegue servir ao seu povo, muito menos definir o seu perfil como nação”, finalizou Alice Portugal.
 
A expectativa é de novas agendas, ao longo do ano, visando à ampliação do diálogo com o Congresso Nacional.
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)