Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/03/2023

PI: “Posse Popular” no Centro da Juventude Santa Cabrini marcou o fim do curso de formação de novas Defensoras e Defensores Públicos

Fonte: ASCOM/DPEPI
Estado: PI
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), no Centro da Juventude Santa Cabrini (CJSC), instituição localizada na zona Sul de Teresina, e que realiza ações e projetos de cunho social, a primeira “Posse Popular” realizada pela Defensoria Pública do Estado do Piauí. A ação marcou o término do curso de formação dos(as) cinco Defensores(as) Públicos(as) recém-aprovados no IV Concurso de Ingresso na Carreira.
 
A cerimônia é a primeira do gênero realizada pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) e representou um importante momento visando a aproximação da instituição com a população hipossuficiente, nosso público alvo. Na ação foram empossadas as Defensoras Públicas Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro; Thaís de Oliveira e Camila Ribeiro Bernardo, e os Defensores Públicos Leonardo Nascimento Bandeira e Daniel Bezerra Lira.
 
A atividade contou com a presença da Defensora Pública Geral em exercício, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, Karla Araújo de Andrade Leite, Diretora das Defensorias Regionais, Andrea Melo de Carvalho, Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), Jeiko Leal Melo Hohmann Britto, presidente da Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (Apidep), Djan Moreira, Ouvidor-Geral da DPE/PI, a superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra, além de demais membros da instituição, membros da comunidade e representantes da sociedade civil.
 
Em seu discurso, a Defensora Pública recém empossada Camila Ribeiro Bernardo destacou a importância do momento, ao aproximar os novos membros da DPE/PI dos usuários de seus serviços.
 
WhatsApp Image 2023-03-16 at 13.03.33 (1)“A posse foi extremamente importante e emocionante. Foi importante para nos aproximar da sociedade e dos movimentos sociais e emocionante porque ela transmitiu o recado sobre a sociedade que nós queremos: horizontal, plural, diversa e justa. Mas não só por isso. A posse também marcou o fim do nosso curso de formação. Foram quase dois meses de convivência e, agora, seguiremos para nossas comarcas. Ficamos muito gratos pela realização do momento e por todo acolhimento que recebemos”, declarou, emocionada, a recém empossada Defensora Pública Camila Bernardo, que irá atuar na Comarca de São Raimundo Nonato, região sul do Estado.
 
A Defensora Pública Geral em exercício, Carla Yáscar Belchior, enfatizou a relevância da realização da posse popular, ao destacar a importância de levar os atendimentos da Defensoria Pública do Piauí a locais distantes dos grandes centros.
“A posse popular das Defensoras e Defensores foi um momento simbolicamente importante para a Defensoria e para nós que a compomos. O contato direto com a população legitima nossa atuação enquanto Instituição que promove e defende direitos humanos. Agradecemos ao Centro da Juventude Santa Cabrini pela parceria e parabenizamos as novas Defensoras e os novos Defensores, que nos próximos dias seguirão para as Defensorias Regionais de Picos, Simões, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente.”, disse.
 
Para a Irmã Roseni Teresinha Gonçalves, membra do Centro da Juventude Santa Cabrini, ter a realização de uma posse popular na estrutura do Centro representou importante momento de integração dos novos membros da Defensoria Pública do Piauí com a população. “Para nós do Centro da Juventude Santa Cabrini e toda comunidade da Vila Irmã Dulce e adjacências este momento é de suma importância, porque ter em nossa casa a Defensoria Pública é saber que o compromisso na defesa da Vida, que é nossa missão, é assumida por cada uma e cada um das senhoras e senhores aqui presentes. A garantia de direitos é uma busca constante de todos que fazem parte do CJSC e nossos parceiros aqui nestas comunidades e também é o da defensoria pública […] Reafirmo que o real valor à Defensoria Pública é valorizar a população brasileira, e dizer que o povo tem direito ao acesso à justiça é o mesmo que afirmar que o povo tem direito à Defensoria Pública. Parabéns a todas e todos os novos defensores do Piauí, que Deus os ilumine em sua missão na defesa da vida e do direito à justiça de nosso povo piauiense”, concluiu.
 
Estiveram presentes ainda a Defensora Pública de Categoria Especial Norma Brandão Lavènre Machado, Irani Albuquerque Brito, Diretora Criminal da DPE/PI, Igo Castelo Branco de Sampaio, do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas, Verônica Acioly de Vasconcelos, titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher, Elisa Cruz Ramos, titular da 7ª Defensoria Criminal, Patrícia Ferreira Monte, Diretora de Primeiro Atendimento Cível, Germana Melo Bezerra Diogenes Pessoa, Coordenadora Auxiliar da Diretoria Regional e Alynne Patrício, Defensora Pública titular da 8ª
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)