Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/03/2023

ES: Defensores participam de capacitação de mecanismos de combate à tortura

Fonte: ASCOM/DPES
Estado: ES
Defensores públicos das áreas de Direitos Humanos, Criminal, Execução Penal, Infância e Juventude participaram do workshop de documentação de ferramentas de tortura e equipamentos de segurança nesta quinta-feira (16). Realizada pela Omega Research Institute, em parceria com a Justiça Global e o Mecanismo Nacional de Combate à Tortura, a capacitação contou ainda com a participação de representantes da sociedade civil organizada e de membros do poder legislativo.
 
Entre os temas abordados estão os marcos normativos, monitoramento do uso da força, a importância dos mecanismos de prevenção e combate à tortura, a utilização de armas menos letais e o racismo e sua relação com a tortura. Para Matthew McEvoy, pesquisador da Omega, a capacitação tem por objetivo enriquecer os conhecimentos técnicos que auxiliam no combater à tortura. Para ele, a troca de experiências entre as instituições é muito importante para o fortalecimento dos mecanismos de combate à tortura.
 
O coordenador de Direitos Humanos, Hugo Matias, afirma que o workshop trouxe novos elementos que podem ser utilizados no dia a dia dos defensores e defensoras. “Temos parâmetros das Nações Unidas para auxiliar os defensores públicos na proteção dos direitos à integridade pessoal e proteção contra a tortura, em relação aos nossos assistidos, quando da utilização, pelo Estado, de armamentos menos letais. Fomos capacitados para entender os limites do Poder Público na utilização desses equipamentos”.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)