Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
03/03/2023

ANADEP presente em reunião do GT destinado a criar a Procuradoria Nacional em Defesa da Democracia

Fonte: ANADEP
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou na terça-feira (28) da reunião inaugural do Grupo de Trabalho destinado a criar a regulamentação da nova Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia. O novo braço da AGU, criado via decreto presidencial no início do ano, atuará no combate à desinformação sobre políticas públicas, conforme justificativa oficial. Promovida na sede da AGU, em Brasília/DF, o evento contou com as presenças do advogado-geral da União, Jorge Messias; da secretária-geral de Consultoria, Clarice Calixto; do vice-ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Ricardo Zamora, que representou o ministro Paulo Pimenta; do procurador-geral da União, Marcelo Almeida; e do procurador nacional da União de Patrimônio Público e Probidade, Raniere Lins. 
 
Ao abrir as exposições, Jorge Messias destacou que a defesa da democracia é missão intrínseca à Advocacia-Geral da União, que agora possui uma estrutura especializada no assunto. 
 
A ANADEP, ao lado de outras 23 entidades, foi convidada para integrar o GT. Também foram convidados a compor o grupo juristas e especialistas, além de representantes dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e dos Direitos Humanos e Cidadania, bem como da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
 
Organização dos trabalhos
 
Ao longo da reunião, foi apresentado o escopo de trabalho do novo órgão, assim como a metodologia a ser utilizada por ele.
 
O GT será dividido em três sub-grupos que terão eixos específicos: o Eixo 1 terá 31 participantes e será designado a analisar as questões relacionadas à democracia, integridade da ação pública e legitimação dos Poderes. O Eixo 2 terá 14 participantes que se debruçarão sobre as questões relacionadas à democracia e representação de agentes públicos. Por fim, o Eixo três, com 38 participantes, se envolverá nos temas ligados à democracia, desinformação e políticas públicas. 
 
 
A ANADEP foi desiginada a compor o Eixo 01 que terá três encontros para discutir a temática. As reuniões serão divididas em duas partes. A primeira será para discussões, em mesas, e a segunda será uma reunião plenária, para consolidação das discussões de cada mesa, sendo aberto o debate por ordem de inscrição. Haverá a participação de um facilitador por cada mesa.
 
Ao fim dos trabalhos, uma minuta de regulamentação deverá ser colocada em consulta pública, antes que possa ser publicada.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)