Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
01/02/2023

ANADEP na sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2023

Fonte: ASCOM ANADEP* Com informações do STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou, nesta quarta-feira (1º), a sessão solene de Abertura do Ano Judiciário de 2023. Na cerimônia, a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, anunciou a abertura das atividades jurisdicionais deste ano. A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; e o presidente da ADEP-DF, Rodrigo Duzsinski, participaram da solenidade, ao lado de outros representantes do sistema de justiça. 
 
ANADEP ao lado da ADEP- DF, ANAMATRA, CONAMP, AMB, ANPT, ANPR e AJUFE
 
Participaram também da cerimônia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Beto Simonetti, além do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; do ministro da Justiça, Flávio Dino e da presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura. 
 
A sessão teve início pouco mais de 10h com a execução do hino nacional. Em seguida, foi transmitido vídeo da campanha #DemocraciaInabalada, desenvolvida pelo STF após os atos de 8 de janeiro.
 
Presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, ao lado do presidente da ADEP-DF, Rodrigo Duzsinski
 
Pronunciamento
 
Rosa Weber repudiou a invasão criminosa ocorrida no dia 8 de janeiro deste ano no Supremo, no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional e afirmou que “no solo sagrado” do STF o regime democrático permanece inabalado. A solenidade se deu no Plenário totalmente reconstituído após os atos de vandalismo.
 
Ela ressaltou que a democracia é uma conquista diária e permanente, que se aperfeiçoa por meio da evolução do Estado Democrático de Direito, e acrescentou que o Poder Judiciário está consciente da grande responsabilidade e dos desafios que aguarda.
 
Marcas da violência
 
Para garantir isso, a presidente informou que o STF criou pontos de memórias com as marcas da violência da invasão. Um dos destaques é o busto de Rui Barbosa, o patrono dos advogados brasileiros, que, após vilipendiado, continuará no Supremo sem ser restaurado do dano sofrido.
 
Segundo a presidente, a “cicatriz estampada no bronze” do busto deixa como lembrança que a ignorância é um terreno infértil, incapaz de germinar as sementes de que florescem os valores fundamentais da liberdade e da democracia.
 
A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Justiça e pelo canal do STF no YouTube.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)