Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
03/10/2022

Inscrições abertas para o seminário virtual “As Defensorias Públicas no Acesso Quilombola à Justiça: Região Sudeste”

Fonte: ANADEP
Estado: DF
No próximo dia 21 de outubro (sexta-feira), a partir das 14h30 (horário de Brasília), será promovido o seminário virtual “As Defensorias Públicas no Acesso Quilombola à Justiça: Região Sudeste”. O debate é uma das etapas do projeto "Quilombos e acesso à justiça: atuação da Defensoria Pública" e tem por objetivo reunir os principais atores envolvidos nos processos de acesso quilombola à justiça a fim de produzir balanços sobre a atuação direta ou indireta, judicial ou extrajudicial, das Defensorias Públicas Estaduais e da União.
 
Assim como nos quatro encontros anteriores, o seminário é um momento de escuta ativa às comunidades quilombolas e de diálogo sobre os processos de acesso à justiça por essa população. Tmbém participam da conversa  defensoras públicas/os, ouvidorias das Defensorias e assessorias jurídicas populares dos estados Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 
 
Serão emitidos certificados de participação de 4 horas complementares para as/os participantes inscritas/os. 
 
O debate online será realizado na plataforma Zoom. Clique aqui e faça sua inscrição. 
 
Sobre o projeto:
 
"Quilombos e acesso à justiça: atuação da Defensoria Pública" é uma iniciativa da ANADEP, Fórum Justiça (FJ), Defensoria Pública da União (DPU), Núcleo Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-Cebrap), Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e o Conselho Nacional de Ouvidorias Externas de Defensorias Públicas do Brasil. O projeto é executado pelo LaPPA - Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais, Ameríndios e Afroamericanos do IFCH/UNICAMP. 
 
O projeto viabiliza pesquisa sobre a atuação das Defensorias estaduais e da União no acesso à justiça por parte das mais de 6 mil comunidades ou localidades quilombolas de todo o país.  Ao todo, a pesquisa envolve levantamentos documentais, informações institucionais, entrevistas, seminários e a aplicação de um questionário a ser respondido individualmente por todas as defensoras e defensores públicos estaduais ou da União que, de alguma forma, já tenham tido contato com o tema em sua atuação profissional.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)