Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/09/2022

Internacional: ANADEP e CONDEGE definem indicações para cargo de DPI

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF
 
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege)  reuniram-se, nesta sexta-feira (16/9), para definir, com base em edital, as indicações para o cargo de defensor(a) público(a) interamericano(a).
 
Após análise curricular e comprovação dos documentos enviados, a comissão composta pela vice-presidenta institucional da ANADEP, Rita Lima; o coordenador de Comissões do CONDEGE, André Giamberardino; e o diretor de relações internacionais da ANADEP, Antonio Maffezoli, decidiram por reconduzir a atual defensora pública interamericana, Renata Tavares (RJ) para o cargo. Para a segunda vaga, foi selecionado o defensor público Davi Quintanilha Failde de Azevedo (SP).
 
Os(as) selecionados(as) têm vasto conhecimento na área internacional e no funcionamento do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos.
 
Renata Tavares já ocupa o cargo de DPI há pouco mais de um ano perante a AIDEF. A defensora pública está na Defensoria Pública do Rio de Janeiro há 20 anos. Entre as formações de destaque em seu currículo, estão: mestrado na Universidade de Buenos Aires em área referente ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos; curso no Instituto Interamericano de Derechos Humanos (IIDH); e curso na American University. A indicada também comprovou participação em atividades promovidas pela AIDEF e BLODEPM. 
 
Já Davi Quintanilha é defensor público há oito anos. O defensor público é doutorando em Direito internacional dos direitos humanos e tem mestrado na mesma área, além de diversos cursos voltados para a temática do Direito Internacional. Ele é membro da comissão temática de assuntos internacionais da ANADEP e já foi coordenador da Comissão de Direitos Humanos do Condege e do Núcleo de Direitos Humanos da DPE-SP. Um diferencial é que o defensor público já peticionou perante o SIDH. 
 
Agora, os nomes de Renata Tavares e Davi Quintanilha serão encaminhados para a Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF) que divulgará, no final de outubro, a listagem final, composta por 30 profissionais indicados(as) pelos países-membros da entidade. 
 
Ao todo, foram recebidas 14 inscrições para a vaga: Alessandra Quines Cruz (RS); Álvaro Roberto Antanavicius Fernandes (RS); Ana Karoline Santos Pinto Rocha (AM); Arion Escorsin de Godoy (RS); Clodoaldo A.Gonçalves de Queiroz (MT); Daniela Martins Considera (RJ); Fernanda da Silva Rodrigues Fernandes (GO); Fernando Henrique Lopes Honorato (DF); Hugo Fernandes Matias (ES); Mônica Alves da Costa (MG); Rodrigo Murad do Prado (MG); Sattva Batista Goltara (ES); Renata Tavares (RJ) e Davi Quintanilha Failde de Azevedo (SP).
 
A Comissão Avaliadora parabeniza a participação de todas e todos no processo seletivo, e registra o elevadíssimo grau técnico dos currículos e materiais enviados para a avaliação.
 
Clique aqui e confira a ata.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)