O atendimento humanizado, a garantia de direitos e a dignidade ao cidadão são marcas da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC). A instituição que tem como missão a assistência jurídica integral e gratuita aos hipossuficientes e/ou vulneráveis, busca promover o acesso à justiça e cidadania do povo acreano.
Os serviços e ações possuem especificidades e precisam ser examinados com cautela, como é o caso do idoso, morador do bairro Sobral, em Rio Branco, que necessitava da Defensoria Pública, mas não tinha condições de vir até a sede da instituição.
No primeiro atendimento, na companhia de um amigo, foram verificadas as condições do idoso, devido ser acometido de três acidentes vasculares cerebrais (AVC) e as dificuldades que teria para retornar e seguir com os procedimentos de seu caso.
Foi então que a coordenadora do Subnúcleo Extrajudicial de Conflitos, defensora pública Fabíola Rangel, responsável pela demanda, optou por fazer o atendimento domiciliar do usuário. A servidora da DPE/AC, Marília Rocha, foi a responsável por fazer o atendimento na residência do assistido.
“É necessário ter esse olhar acolhedor, humano, prestar um serviço de qualidade e que possa chegar de fato ao cidadão, garantindo os seus direitos, a humanização e prezando pela segurança tanto do trâmite do processo como, principalmente, dos nossos usuários”, disse a defensora pública, Fabíola Rangel.
A defensora pública ressalta, ainda, que a atuação do Subnúcleo não se restringe somente ao Acre. “O atendimento não fica restrito ao Estado do Acre, pois atendemos partes que residam no Estado do Acre que pretendam fazer acordo com partes residentes em outro estado do país. Esclarecendo que todos os acordantes devem ser hipossuficientes, de acordo com a resolução da DPE/AC”, frisou.
Canais de atendimento:
Subnúcleo Extrajudicial de Conflitos- WhatsApp (68) 99604-1424 ou agendamento para atendimento presencial pelo link: https://agendamento.ac.def.br/ .