Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/08/2022

ANADEP presente em encontro promovido pelo TSE com entidades fiscalizadoras das Eleições 2022

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da ASCOM/TSE
Estado: DF
 
A presidenta e a vice-presidenta institucional da ANADEP, Rivana Ricarte e Rita Lima, participaram nessa segunda-feira (1º) de encontro promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A reunião contou com representantes das diversas entidades com legitimidade para atuar na fiscalização do processo eleitoral de 2022. 
 
Na ocasião, técnicos do Tribunal apresentaram etapas, métodos, locais e formas de fiscalização previstas na norma que regulamenta o trabalho
 
Na abertura do encontro, que reuniu mais de 150 pessoas - sendo 84 integrantes de entidades ficalizadoras -, o juiz auxiliar da Presidência do TSE Sandro Nunes Vieira destacou que o objetivo principal da reunião era sanar dúvidas sobre as diversas etapas que envolvem o sistema de votação e ressaltar a fundamental participação das instituições para o avanço dos mecanismos que garantem a transparência das eleições brasileiras.
 
O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Julio Valente, explicou as 39 etapas de fiscalização e auditagem do processo eleitoral. Ele lembrou que a urna eletrônica é um equipamento específico, com componentes e funções únicos para suprir as necessidades exclusivas do sistema de votação brasileiro.
 
Valente afirmou que, para as Eleições 2022, todos os mecanismos de auditagem continuam vigentes. Ele acrescentou que a consulta aos Boletins de Urna (BU) pela internet poderá ser feita este ano logo após a totalização dos votos.
 
 
Participaram do evento integrantes do Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), Controladoria-Geral da União (CGU), Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União (TCU), Forças Armadas (Marinha), Ministério da Defesa, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Transparência Eleitoral.
 
Também estiveram presentes representantes de diversos partidos políticos, como União Brasil, Avante, Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Progressistas, Partido Social Democrático (PSD), Solidariedade, Partido Verde (PV), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Republicanos, Rede Sustentabilidade (Rede), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Liberal (PL), Podemos (Pode), Democracia Cristã (DC) e Patriota.
 
Compareceram ainda representantes das seguintes entidades: Central da Classe Trabalhadora, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Associação de Juízes para a Democracia (AJD), Central Sindical e Popular (Conlutas), Comissão Justiça e Paz, Comissão Pastoral da Terra, Pública Central do Servidor, Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), União Geral de Trabalhadores (UGT), Força Sindical, Sindicato dos Professores Universitários (APU), Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, Associação Mundial de Rádios Comunitárias e Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)