Defensores e Defensoras Públicas da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) foram empossados(as) simbolicamente, nesta quarta-feira (20/4), em sessão solene no Auditório da Imprensa Nacional. Estiveram presentes na Mesa de Honra a Defensora Pública-Geral do DF, Maria de Nápolis; os Subdefensores Públicos-Gerais, João Aires e Leonardo Melo Moreira; o Vice-Governador, Paco Brito; o Corregedor-Geral da DPDF, João Marcelo Mendes; e o Presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos (ADEP), Rodrigo Duzsinski.
Durante a solenidade, a Defensora Pública-Geral destacou que, apesar dos desafios, os valores da DPDF se sustentam em trabalho árduo, honestidade, tolerância e coragem. Maria de Nápolis enfatizou que o fortalecimento da instituição é a chave para enfrentar os retrocessos e as desigualdades:
“O público destinatário dos serviços da Defensoria é composto por pessoas que sofrem com o desemprego, a violência e a miséria (…) Os desafios que enfrentamos como coletividade são sérios, reais e múltiplos. Não será possível superá-los com facilidade ou em curto prazo. É preciso que façamos a nossa parte, não apenas como cidadãos e cidadãs, mas também com uma força vital dessa engrenagem da qual a Defensoria faz parte. Trabalhando para que as pessoas tenham direito a ter direitos. Nesse dia, estamos aqui reunidos para celebrar o fortalecimento dessa rede de inclusão social e de cidadania, que alimenta a ideia, simultaneamente, humanista e divina, de que todos são iguais, todos são livres e todos merecem uma chance de buscar sua felicidade mais plena.” disse a DPG.
Representando o Governo do DF, o Vice-Governador, Paco Brito, reforçou que a carreira defensorial marca a função jurisdicional do Estado e a missão de compromisso social:
“O fortalecimento da Defensoria Pública é também o fortalecimento do regime democrático, na medida em que vocês são instrumentos de defesa dos direitos humanos e dos direitos individuais e coletivos de forma integral e gratuita dos cidadãos mais necessitados. Diante de tamanha dificuldade pela qual passa o povo brasileiro, em especial após esses anos de pandemia, é primordial garantir a todos o acesso à defesa de direitos que, de outra forma, ficariam literalmente jogados à sorte”, discursou.
Durante a solenidade, o Subdefensor Público-Geral João Aires leu o termo de posse e o Presidente da ADEP, Rodrigo Duzsinski, entregou bottons para os(as) Defensores(as) empossados(as).
Primeira colocada no concurso público, a Defensora Pública empossada Thaís Mara da Costa Silva ressaltou que a atuação da Defensoria é fundamental para garantir, nos mais diversos âmbitos, o acesso à Justiça da população vulnerável. Em seu discurso, apresentou que:
“São inúmeros exemplos de como o nosso trabalho faz a diferença na vida das pessoas. Ser Defensor Público é ser agente de transformação social, é levar dignidade às pessoas, é efetivamente mudar a vida das pessoas, por meio do nosso ofício. O dia a dia de um Defensor é de muito trabalho, mas quando você enxerga o sorriso direto ou indireto do assistido que tem a demanda atendida é de se emocionar.”
Em seu discurso, a Defensora Thaís acrescentou, ainda, que “a Defensoria é a instituição da esperança, não é à toa que a cor que nos simboliza é a verde. A esperança é uma conjugação, não sendo uma ideia vaga, mas uma necessidade, uma intuição e uma atitude. O ofício de ser Defensor é levar esperança àquelas pessoas que estão excluídas da sociedade, concedendo cidadania.”
Para também representar os novos membros, a empossada Defensora Pública Camila Lucas Mendes discursou como oradora da cerimônia, e o novo Defensor Victor Ferreira Guimarães realizou a leitura do termo de compromisso. Os(as) candidatos(as) nomeados(as) para exercerem a Carreira de Defensor(a) Público(a) do Distrito Federal foram:
Thaís Mara da Costa Silva
Caroline Talgat
Jorge Luiz Guedes Granjeiro
Ana Beatriz Rocha Wagnitz
Thiago Santiago dos Prazeres de Matos Rocha
Patrícia Albuquerque Tavares
Juliana Braga Gomes
Felipe Zucchini Coracini
Luisa Albuquerque de Castro Reis
Guilherme de Gomes Vieira
Marcela Almeida Nogueira Carvalho
Adaunir Batista de Amorim Fiel
Amanda Cristina Ribeiro Fernandes
Thiago Sotana Pereira
Tiago Kalkmann
Ana Cláudia de Sousa Ferreira
Marília Pegas Loyola
Marcio Del Fiore
Ian Araújo Cordeiro
Rafaela Ribeiro Mitre
Igor Silva Dacier Lobato Jinkings
Caio Cipriano Mesquita
Victor Ferreira Guimarães
Ana Luiza Martins Vilar
Camila Lucas Mendes
Giselle Kirmse Rodrigues
Lucas Andrade dos Santos
Hannah Ferreira Rocha Bezerra
Larissa Alves Ocampos
Rafael Maia Correa
Alexandre Cybis Magajewski
Cellina Grassmann Peixoto
Ana Flávia Silva Castro
Alexandre Fernandes Silva
Daniele Tercas Travassos
Diego Henrique Silveira Damaso
Os empossados realizaram o concurso, em 2019, para o preenchimento de vagas para o cargo de Defensor Público com uma concorrência estimada de 855 candidatos por vaga. Na cerimônia, os Defensores e as Defensoras que já haviam tomado posse administrativa de 2020 a 2022 participaram da solenidade conjuntamente.