Nesta quarta-feira (16), a Defensoria Pública de Mato Grosso realizou 23 atendimentos no primeiro evento do Mutirão Rural 2022, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e parceiros.
Os atendimentos aos moradores da comunidade Cachoeirinha, 21 km distante do município de Araputanga, foram feitos pelo defensor público Daniel de Souza Pinto e pela assessora jurídica Angélica Marcondes.
Segundo o defensor, as principais demandas foram a confecção de declaração de hipossuficiência para obtenção de documentos, como a segunda via de RG, orientações jurídicas em geral, e encaminhamento de atendimento para o Núcleo responsável, quando necessário.
Os representantes da DPMT se deslocaram ontem (15) de Tangará da Serra para Cachoeirinha, onde ocorreu o evento inicial da primeira edição do Mutirão Rural em 2022, na Escola Senador Teotônio Vilela.
Cerca de 30 serviços foram ofertados à população local, como atendimento médico e odontológico, consulta oftalmológica, produção de óculos de grau, educação financeira, educação no trânsito, corte de cabelo, entre outros.
O segundo evento ocorrerá amanhã (17), na comunidade São José, a 22 km de Jauru, na Escola Municipal Professora Rosimeire. No sábado (19), a equipe atenderá a comunidade Seringal II, na Escola Municipal Dom Antônio Rolim de Moura, em Vila Bela da Santíssima Trindade.
Em 2021, foram realizados 17 eventos. Ao longo de 2022, a previsão é de 50. A programação está sujeita a alterações, de acordo com os decretos municipais vigentes nas datas previstas das ações. A cerimônia de lançamento do projeto ocorreu na última sexta-feira (11).
Parceiros institucionais – Além da Defensoria Pública, participam da ação os Sindicatos Rurais, Prefeituras Municipais, Sicredi, Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso (Fetagri), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e Justiça Comunitária.