Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
01/12/2021

Professora Maria Tereza Aina Sadek se manifesta em defesa da prerrogativa de requisição da Defensoria Pública

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF
 
A professora pós-doutora Maria Tereza Aina Sadek lançou, nesta semana, artigo em que se manifesta sobre a prerrogativa de requisição da Defensoria Pública. No texto, a especialista afirma que as políticas de inclusão, de acesso à justiça, de universalização da cidadania têm na Defensoria Pública um ator central, cujo protagonismo tem condições de transformar a cidadania formal em cidadania real, indivíduos em cidadãos. 
 
"De sua atuação depende fundamentalmente a assistência jurídica gratuita aos mais vulneráveis, àqueles que sequer sabem de seus direitos, a todos os excluídos dos mais elementares bens sociais, aos que não têm como pagar serviços de advogados particulares. Assistência jurídica que não se resume à assistência judicial, à representação em juízo. Nesse sentido, como um serviço público voltado à prestação jurisdicional aos mais vulneráveis provoca impactos na inclusão, na paz social e, especialmente, no rompimento do círculo vicioso e perverso de desigualdades cumulativas", aponta no texto. 
 
Ainda, de acordo com Maria Tereza Sadek, "tentativas de enfraquecer a Defensoria Pública devem ser rejeitadas com base em múltiplos princípios tanto formais – Constituição Federal e legislação – quanto de natureza moral, ou de ordem humanitária. Mitigar suas atribuições e subtrair instrumentos de atuação têm impactos que extrapolam a identidade da própria instituição. Suas consequências atingem a qualidade da democracia, o grau de inclusão, a universalização dos direitos". 
 
Clique aqui e leia o artigo na íntegra. 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)