Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
10/08/2021

Coordenadora da Comissão de Política Criminal da ANADEP participa de audiência pública para tratar de crimes contra a dignidade sexual

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da Agência Câmara
Estado: DF
 
A coordenadora da Comissão Temática de Política Criminal da ANADEP, Lúcia Helena de Barros, participou nesta terça-feira (10) de audiência pública da Subcomissão Especial Assuntos Penais. Vinculada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, a subcomissão analisa mudanças nas legislações penal e processual penal. 
 
A defensora pública falou sobre crimes contra a dignidade sexual. Durante sua exposição, reafirmou a importância de atualizar o Código Penal à luz da Constituição Federal de 1988 e também mencionou as mudanças trazidas pela Lei 12.015/2009, que fez profundas alterações no Código Penal Brasileiro. "A Lei 12.015 traz a mudança no título do tipo de crime penal. Antes, era chamado de crime contra os costumes, e visando chancelar a nossa Constituição Federal, ela acaba por colocar crimes contra a dignidade sexual, no sentido de que o bem jurídico deve ser pela dignidade sexual. A Lei também traz uma séries de mudanças em relação à tipificação do estupro e estupro de vulnerável", explica.
 
Em seguida, Lúcia Helena traz reflexões sobre o artigo 180 do PL 236 e a aplicação das penas em relação aos crimes sexuais, bem como uma análise jurisprudencial sobre o tema. "O projeto de lei se baseia em um enxugamento das condutas relacionadas aos crimes contra a dignidade sexual. Isso é percebido pela mudança na quantidade de dispositivos contemplando essa parte, mas nós não podemos excluir esses dispositivos sem que nos atenhamos aos dispositivos da proporcionalidade e da razoabilidade", pontua. 
 
Sobre a subcomissão: 
O colegiado foi instalado em junho e, de acordo com o plano de trabalho, serão analisadas propostas em tramitação na CCJ que modifiquem o Código Penal, a Lei de Execução Penal, os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que tratam de crimes praticados contra crianças e adolescentes, e os artigos do Estatuto do Idoso que definem os crimes praticados contra idosos.
 
A subcomissão é presidida pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP), e tem como relator o deputado Carlos Jordy (PSL-RJ).
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)