Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/06/2021

ANADEP participa de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a RPU

Fonte: ANADEP
Estado: DF
O coordenador da Comissão de Diversidade Sexual da ANADEP, Douglas Louzada, participou, nesta sexta-feira (18), de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. O debate tem como objetivo avaliar o estágio do cumprimento das recomendações da Revisão Periódica Universal (RPU). A RPU é o mecanismo que analisa a situação interna de direitos humanos nos Estados membros da ONU. Em 2017, o Brasil passou pelo terceiro ciclo de avaliação e recebeu 246 recomendações sobre direitos humanos, das quais aceitou involuntariamente 242.
 
Na ocasião, o defensor público abordou as recomendações da RPU sobre direitos das pessoas LGBTQIA+. Louzada fez o recorte de segurança pública dessas pessoas. Citando a “Pesquisa sobre Homens Transexuais, Mulheres Transexuais e Travestis da Região Metropolitana da Grande Vitória” (2018), o defensor alerta que a população LGBTQIA+ e Transsexual se sente insegura e não procura o aparato do Estado para fazer os registros de denúncias. 
 
"A pesquisa mostra que 19% das pessoas transsexuais e travestis consideram o risco de agressão física muito alto e 36.7% um risco alto. Em relação ao risco de agressão verbal, a pesquisa revela que 40% dos entrevistados consideram esse risco muito alto e 30% considera como alto. Entre os entrevistados que sofreram agressões físicas ou verbais, 77%  não registraram boletim de ocorrência na ocasião. E por quê? 31% disseram que tinham medo de represálias. Vemos que apesar da importância da decisão do STF, que considerou crime a LGBTfobia, nós ainda temos grandes gargalhos a enfrentar e perpassam pela formação das forças de segurança, criação de dados estatísticos e pela humanização desse atendimento. Não só as Defensorias Públicas, como todas as outras instituições devem focar neste momento atual nessas questões de trazer essa população para o atendimento no aparato estatal que vai conseguir registrar, apurar e sancionar o agressor dessa população”, disse.
 
Douglas Louzada também falou da população LGBTQIA+ privada de liberdade. “O que ainda vemos na realidade são demasiadas denúncias nas instituições que abrigam essa população. Temos que aprimorar a vigilância e a fiscalização desse grupo privado de liberdade para que realmente sejam protegidos da violação dos direitos que ocorrem nestes espaços", finalizou.
 
O encontro faz parte de conjunto de audiências públicas aprovadas pelo Requerimento 14/2021, de autoria do deputado Carlos Veras e subscrito pelos parlamentares Bira do Pindaré, Érika Kokay, Frei Anastácio, Joenia Wapichana, Padre João, Sâmia Bomfim e Sóstenes Cavalcante.
 
Sobre: A Câmara dos Deputados e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos firmaram parceria para a criação de um Observatório Parlamentar no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, com o objetivo de monitorar as recomendações recebidas pelo Brasil no âmbito da Revisão Periódica Universal (RPU).
 
Clique aqui e veja na íntegra. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)