Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
08/04/2021

RO: Defensoria Pública realiza Curso de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica

Fonte: ASCOM/DPE-RO
Estado: RO
Começou nesta segunda-feira, 05, o curso de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica da Defensoria Pública do Estado de Rondônia voltado às membras(os), servidoras(es) e estagiárias(os) da instituição, uma iniciativa do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), com apoio do Centro de Estudos e da Ouvidoria-Geral.
 
A aula inaugural foi ministrada pela coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), Débora Machado Aragão, que abordou o tema: Violência doméstica, perspectiva de gênero e aspectos jurídicos (conceitos em geral).
 
Ao todo, serão cinco dias de aulas que acontecerão pelo aplicativo Google Meets. Na terça-feira, 06, acontece a aula “Violência de gênero-raízes e especificidades - Particularidades do Atendimento à mulher em situação de violência”, com a analista em Psicologia da DPE-RO, Claudiana Linhares.
 
Na quarta-feira, 07, acontece a aula com o tema “Formulário Nacional de risco, atendimento e encaminhamentos. Rede de enfrentamento na capital e no interior”, com a analista em Serviço Social da DPE-RO, Jailena Cabral. Na quinta-feira, 8, é a vez da aula sobre atendimento humanizado, com a Ouvidora-Geral da DPE-RO, Valdirene de Oliveira.
 
No último dia de curso, sexta-feira, 09, acontecerá o fechamento do curso com a participação de todas as palestrantes anteriores para realizar os “debates interdisciplinares sobre os temas abordados capacitação e dúvidas em geral”.
 
O objetivo principal do curso é buscar a qualificação da equipe da Defensoria Pública para realização do atendimento das vítimas de violência, em um contexto de crescente índice de mulheres vítimas de violência doméstica, principalmente no Estado de Rondônia, o qual, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apresentou crescimento de mais de 130% de aumento nos casos de violência doméstica, e quase 240% dos casos de feminicídio no ano de 2020.
 
Cartilha sobre Violência Doméstica
 
A Defensoria Pública de Rondônia preparou a sua mais nova Cartilha sobre Violência Doméstica que está sendo usada de material base para Curso de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica. Com uma linguagem descomplicada e direta, e um projeto gráfico elaborado para prender a atenção do leitor, o material será disponibilizado em breve para o público, por meio de download direto do site.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
12/04, 19/04, 26/04 e 03/05
VI Jornada da ENADEP
De 16 de abril a 9 de julho
Curso "Prova sob Suspeita"
6 de maio
AGE
De 17 a 19 de maio
Webinário #DefensoriaemPauta: desafios para o acesso à justiça
8 de junho
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de junho
AGE
7 de julho
AGE
4 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de setembro
AGE
6 de outubro
AGE
3 de novembro
AGE
8 de dezembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de dezembro
AGE
 
 
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)