Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/11/2020

GO: Defensoria Pública discute autodeclaração e censo étnico-racial em seminário virtual nesta terça-feira (17/11)

Fonte: ASCOM/DPE-GO
Estado: GO
A fim de promover discussões e reflexões para fortalecer e efetivar os direitos na perspectiva da diversidade étnico-racial, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) realizará, nesta terça-feira (17/11), o webinar "Autodeclaração e Censo Étnico-Racial". A palestra é parte integrante da programação da campanha institucional "Afinal, quem somos?" e terá como convidada a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Luciene Dias, doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB).
 
A realização da atividade, que se dará a partir das 16h30, por meio do aplicativo Zoom e com transmissão pelo YouTube, busca esclarecer os membros, servidores, estagiários, terceirizados e demais colaboradores da DPE-GO sobre a importância da autodeclaração. Assim, pretende-se ampliar o entendimento dos integrantes da instituição sobre questões relevantes para a realização do censo interno, que será lançado em 20 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A relevância institucional da matéria foi reconhecida pelo Conselho Superior da Defensoria Pública, garantindo e estimulando a participação de todos nas discussões.
 
Doutora em Antropologia, a palestrante Luciene Dias é mestra em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e especialista em Cultural Studies pela University of Arkansas (EUA). É professora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, com atuação do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, ambos da instituição. Luciene coordena o Grupo de Pesquisa em Narrativas da Diferença (Pindoba) e realiza pesquisas em interface com os estudos de Performances Culturais, Comunicação e Antropologia.
 
A abertura do webinar será realizada pelo defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo da Silva Júnior. O seminário será mediado pelo defensor público Salomão Rodrigues da Silva Neto, colaborador do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH) da DPE-GO, e da jornalista Tatiane Pimentel, diretora de Comunicação Social.
 
Campanha
 
Desenvolvida pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da DPE-GO, a campanha "Afinal, quem somos?" tem viés de conscientização, de educação em direitos e disseminação de conteúdos e informações voltadas para os públicos interno e externo na temática racial. A partir da produção e da disseminação de conteúdos em diversas plataformas, a instituição busca promover condições para a realização de seu censo interno, que visa construir um mapa étnico-racial da DPE-GO e promover o autoconhecimento de seu público interno em toda a sua estrutura.
 
Com a campanha, a Defensoria Pública assume a sua responsabilidade e consolida caminhos para a criação de políticas públicas raciais e programas de qualificação dentro da instituição, em compasso com outros projetos realizados no País e que buscam colaborar de forma efetiva no enfrentamento do racismo estrutural.
 
Lançada em 19 de outubro, a ação conta com a produção de vídeos, materiais gráficos virtuais e o seminário virtual que abordam os conceitos de raça, etnia, racismo, consciência negra, dentre outros.
 
Webinar: Autodeclaração e Censo Étnico-Racial - Afinal, quem somos?
 
Abertura: Defensor Público-Geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior
 
Palestrante convidada: Professora Doutora Luciene Dias (UFG)
 
Mediação: Defensor Público Salomão Rodrigues Neto (colaborador do Núcleo de Direitos Humanos da DPE-GO) e jornalista Tatiane Pimentel (Diretora de Comunicação Social da DPE-GO)
 
Data: 17 de novembro
 
Horário: 16h30
 
Canal: Aplicativo Zoom com transmissão pelo Canal do YouTube da Defensoria Pública
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)