Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
31/03/2020

MT: Dois novos defensores públicos tomam posse

Fonte: ASCOM/DPE-MT
Estado: MT
Na última sexta-feira (27) à tarde, os dois novos defensores públicos de Mato Grosso tomaram posse na sede da Defensoria Pública, no Centro Político Administrativo de Cuiabá. Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a cerimônia foi restrita aos novos defensores e membros da Administração Superior.
 
André De Santi, 32 anos, natural de Nova Bassano (RS) e José Ribeiro da Silva Neto, 31 anos, nascido no distrito de São Benedito da Cachoeirinha, pertencente ao município de Ituverava (SP), tomaram posse como os mais novos defensores públicos estaduais. Com a posse deles, atualmente há 194 defensores atuando em Mato Grosso.
 
Ainda faltam 61 profissionais para completar o número de vagas efetivas (255) para todo o estado. O quinto e último concurso da Defensoria para contratar defensores ofereceu 19 vagas para defensor público e classificou 57 candidatos. Desde a homologação, em dezembro de 2016, 46 foram nomeados. Prorrogado por mais dois anos, o concurso é válido até o fim de 2020.
 
Antigo desejo – José foi estagiário da Defensoria Pública de São Paulo por dois anos, quando despertou nele o interesse pela atuação institucional. “Passei a me dedicar aos estudos para o cargo, obtendo sucesso neste de Mato Grosso. O cargo de defensor público representa um antigo desejo. A satisfação é indescritível”, afirmou.
 
Neto mudou-se para Ribeirão Preto em 2008 para estudar na recém-inaugurada Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), na qual colou grau com 24 anos de idade.
 
“A partir daí, passei a integrar o corpo de servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), na função de escrevente judiciário e, depois, assistente judiciário, assessorando o juiz titular da 1ª Vara Criminal de Ribeirão Preto”, contou.
 
Como desempenhava função pública no Tribunal de Justiça paulista, Neto não exerceu a advocacia, embora tenha sido aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2012.
 
“Residi em Ribeirão Preto até os dias atuais, quando entrei em processo de mudança em decorrência da posse como defensor público de Mato Grosso. Minha namorada já está de malas prontas para embarcar comigo nessa nova etapa”, relatou.
 
Segundo o defensor, é motivo de honra e orgulho integrar a Defensoria Pública de Mato Grosso. “Sinto-me realizado em fazer desta Instituição tão próxima da sociedade, dos vulneráveis, daqueles que realmente necessitam do estado em suas vidas. Pretendo me dedicar ao máximo para fazer valer a confiança em mim depositada pela população mato-grossense. A felicidade é inédita em começar a viver nesse lugar tão receptivo e caloroso”, destacou.
 
Do MPRS para a DPMT – Natural de Nova Bassano (RS), André De Santi ingressou no Exército Brasileiro aos 19 anos e serviu como oficial por oito anos. Aos 25, formou-se em Direito na Unijuí – Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul.
 
Depois disso, atuou como advogado por cerca de dois anos e atualmente era assessor jurídico do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), cargo que exerceu por quase três anos. “Foi o último concurso em que tomei posse, estava em exercício. Estudei para o concurso de defensor público por muitos anos”, revelou.
 
Antes da mudança para Mato Grosso, De Santi passou em outros concursos nos cargos de assessor e analista jurídico, residia anteriormente em Caxias do Sul (RS), é solteiro e não tem filhos.
 
“A sensação de tomar posse é de imensa alegria por estar ingressando em uma Instituição que exerce um papel fundamental no âmbito do Sistema Jurídico. Também me sinto muito feliz de mudar para Mato Grosso e poder ajudar a população no que estiver ao meu alcance”, finalizou.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
20 de maio
AGE (Brasília)
12 e 13 de maio (Bahia)
Lançamento da Campanha Nacional
19 de maio (Senado)
Sessão Solene - Dia da Defensoria Pública
10 de junho
AGE
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)