Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
A ANADEP também está na Campanha Outubro Rosa pelo combate ao câncer de mama
10/03/2020

MG: DPE leva o Casamento Comunitário a Ribeirão das Neves pela segunda vez

Fonte: ASCOM/DPE-MG
Estado: MG
Um dia para ficar na história da vida de 42 casais de Ribeirão das Neves. Assim foi a sexta-feira (6/3), data em que a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou a segunda edição do Casamento Comunitário na comarca. O evento aconteceu no auditório da Cidade dos Meninos.
 
A bela cerimônia, preparada com a participação de diversos parceiros, além de proporcionar base legal e segurança jurídica para a mais importante e forte das instituições – a família -, presenteou a todos com o sentimento de amor e solidariedade que marcou o momento.
 
As noivas começaram os preparativos logo cedo, no Instituto Embelleze, onde ganharam maquiagem profissional e penteado especial. Lá mesmo colocaram os vestidos de casamento, disponibilizados gratuitamente pela Gislene Lourdes Madrinha do Coração, e tiveram a primeira sessão de fotos do dia.
 
A celebração foi completa. Teve entrada dos noivos, pajens e damas no tapete vermelho, marcha nupcial executada pela Banda da Aeronáutica, ornamentação especial, bolo fake, cenários para fotos dos casais, cabine de fotos instantâneas, troca de alianças, benção ecumênica e sorteio de presentes.
 
Em seu segundo casamento, Andréa de Oliveira de Jesus realizou seu sonho. “Nunca me casei de noiva e nem tinha me maquiado antes. Estão realizando o meu sonho. Estou muito feliz”, contou. A partir de agora, ela, Gilmar Oliveira de Jesus e os seis filhos formam “uma família de verdade, aos olhos de Deus e da lei”.
 
Para Sônia Damasceno e João dos Santos Ribeiro, o Casamento Comunitário veio para “fortalecer a relação” do casal “em um momento importante para nós”.
 
A dificuldade em arcar com as taxas de cartório, que ficam em aproximadamente R$ 500, era o que os impedia de formalizar a união. “Estamos juntos há seis anos, temos certeza do que queremos e o Casamento Comunitário tornou possível a realização desse desejo”, disse Sônia.
 
A parceria com os Oficiais dos Cartórios de Registro de Pessoas Naturais de Ribeirão das Neves e de Justinópolis possibilitou a isenção das taxas cartoriais.
 
 
Abertura
 
A mesa de abertura contou com a presença do padre Jeferson; presidente da ADEP-MG, Fernando Martelleto; oficial substituta Carolina Dias; defensora pública e coordenadora local em Ribeirão das Neves, Mônica Garcia; defensor público-geral Gério Patrocínio Soares; vereador Weberson da Silva; coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, defensora pública Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; pastor Wagner; secretária municipal de Educação de Ribeirão das Neves, Dolores Kícila Alves Carlos, representando o prefeito Junynho Martins; e o assessor militar junto à DPMG, tenente coronel PM Antoniezio Alves de Sousa
 
 
Ao abrir o evento, o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, destacou que o Casamento Comunitário “traz o afeto e o fortalecimento dos laços familiares e possibilita o acesso à realização do sonho de muitas pessoas”.
 
Gério Soares enalteceu o trabalho realizado pela defensora pública que esteve à frente da realização do evento, Mônica Batista Soares Garcia, e dos demais defensores públicos que atuam na comarca, “sempre aguerridos e movidos pela esperança de melhorar a vida das pessoas”.
 
Em uma analogia com a união e harmonia demonstradas na apresentação da Banda do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, o defensor-geral lembrou que “ninguém faz nada sozinho” e agradeceu a todos os parceiros, que possibilitaram a realização do Casamento.
 
Aos noivos, Gério Patrocínio agradeceu a confiança depositada na Defensoria Pública de Minas e desejou, em nome da Instituição, “uma vida repleta de alegria e com uma família muito unida”.
 
A defensora pública Mônica Batista Soares Garcia atribuiu ao amor a motivação para a realização da iniciativa. “Amor a Deus, à profissão e ao próximo é o que nos moveu para nos desdobrarmos, entre tantos processos, audiências e atendimentos”, ressaltou. “A celebração preparada com tanto carinho é sinal do respeito e compromisso que a Defensoria Pública tem com seus assistidos”.
 
A defensora pública expressou sua “imensa gratidão a tantos profissionais que se dispuseram a prestar os seus serviços, sem nenhuma contraprestação. A realização desta cerimônia somente foi possível em razão da generosidade de cada um de vocês”, afirmou.
 
Ao finalizar, Mônica Garcia felicitou os noivos e salientou que a opção dos casais pelo casamento representa o “fortalecimento da família, que é a base de tudo. Um casal unido é sinal de uma família estruturada e feliz, de filhos felizes e, por consequência, de uma sociedade menos conflituosa”.
 
A benção ecumênica foi proferida pelo padre da Igreja Católica Ecumênica do Brasil, Jeferson Moreira Lima, e pelo pastor da Igreja Batista da Lagoinha – Justinópolis, Wagner dos Reis. Os religiosos salientaram a importância da presença de Deus na vida dos casais e da união da família.
 
Além do encantamento com a cerimônia, que “achou muito linda e especial”, a auxiliar de farmácia Michelle Jesus disse se sentir muito feliz por poder falar, a partir de agora: “é meu marido! Somos casados!. A sociedade cobra. Para mim, é muito importante ter a certidão”, disse.
 
Toda a realização do Casamento Comunitário – desde os procedimentos cartorários, passando pela preparação das noivas e até os detalhes da cerimônia – contaram com uma ampla rede de parceiros voluntários.
 
Para Myrian Greco e Eduardo Santana, proprietários do Instituto Embelleze, ajudar a tornar realidade o sonho das pessoas é muito recompensador. O casal participa de diversas iniciativas voluntárias e acredita que “se cada um fizer um pouquinho, ajudamos todos a terem condições de caminhar”.
 
Também foram parceiros do evento: Cidade dos Meninos, Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Alicerce Editora Gráfica, Prima Linea, Hotel Hammada Encore Minas Casa, Pizzaria e Lanchonete Moinhos, Buffet Alvina Bitencourt, Buffet Vania Tutti, Gabi Doces, Bem Casados da Ju, Dilene Confisiere Bolos, Multipães, Holambelo, Valentina Maison, Sintonia Cerimonial, Neuza Ornamentação, Luz e Flor Decoração de Eventos, Foto Cabine Express, Liliane Santos Fotografia, Angelo Brum Fotografia, Carlos Andrade Fotografia, Luciana Rabelo Fotografia, Dilene e Sicoob JUS-MP, Iluminarte velas e artigos de decoração e Copasa.
 
“Quando você pratica o amor, você faz muitas coisas para muitas pessoas, pois o amor ultrapassa limites e rompe barreiras”, acredita Gislene Lourdes, do Madrinha do Coração, que cedeu vestidos para todas as noivas, damas e pajens.
 
A cerimônia foi prestigiada por familiares e amigos dos noivos, defensores públicos, assessores da Defensoria-Geral e autoridades locais.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)