Em uma bela cerimônia que celebrou o amor, o companheirismo e os vínculos familiares, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) realizaram o Casamento Comunitário em Barbacena. A solenidade aconteceu na sexta (24/1), no Automóvel Clube da cidade, e formalizou a união de 51 casais.
Esta foi a primeira vez que o município recebeu a iniciativa, que teve o apoio de diversos parceiros.
A cerimônia contou com entrada dos noivos em tapete vermelho ao som da Marcha Nupcial executada por músicos locais, ornamentação especial, valsa dos casais, coquetel, DJ e entrega das certidões de casamento.
Em seu pronunciamento, o coordenador do Cejusc de Barbacena, juiz de Direito Marcos Alves de Andrade, expressou sua emoção em participar da cerimônia. “Em mais de 30 anos de magistratura, mais de 200 mil sentenças, entre elas umas 3.000 de separação e divórcio, esta é a primeira vez que eu vejo o contrário: uma celebração do casamento e da família”, afirmou o magistrado.
Marcos Alves de Andrade também falou sobre o papel do Cejusc, de “aproximar as pessoas e distribuir a paz”, e destacou que a formalização da união garante os direitos derivados do casamento – civis, previdenciários e hereditários.
Representando o defensor-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, a coordenadora local substituta, defensora pública Delma Gomes Messias, salientou a honra da Defensoria Pública na realização do evento. “São 51 famílias que se estruturam. Vários de vocês são namorados já conviventes, mas agora fizeram a opção deste modelo de família formada através do casamento”, observou.
Delma Messias salientou a atuação extrajudicial da Defensoria Pública e fez agradecimentos aos parceiros do Casamento Comunitário, entre eles o Cejusc, nas pessoas do coordenador, juiz Marcos Alves de Andrade, e da supervisora Priscila Mello Moura.
Realização
O Casamento Comunitário foi promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias, e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc).
Parcerias
Uma ampla rede de parceiros e apoiadores possibilitou a realização da cerimônia – Cartórios de Registro Civil de Barbacena, 1º e 2º Ofício; Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG); Unimed de Barbacena; Buffet Nelma Bertolino; presidência do Automóvel Clube; Floricultura Rosa Morena; Campos Distribuidora; Comemorar Cerimonial; Marciano Flores; Julielle Noivas; DJ Wanderson Ferraz; rádios 93,3 e Sucesso FM; Cereser Autêntica do Brasil; Polícia Militar de Minas Gerais; Copasa; Juliana Anjo da Guarda; LS Som e Luz; João Bosco Tendas e Unipac.