Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
04/10/2019

ANADEP e Associações Estaduais marcam presença no encontro de defensores públicos oficiais na Argentina

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Representantes da ANADEP e das Associações Estaduais participaram do 1º Encontro Internacional de Defensores Públicos Oficiais, Assessores Tutelares, Funcionários e Integrantes da Defensoria Pública. O evento foi realizado em Bariloche, na Argentina, de 2 a 4 de outubro. 
 
Na comitiva de defensoras e defensores públicos estaduais do Brasil, estiveram presentes o presidente da ANADEP, Pedro Coelho; os diretores para assuntos internacionais, Antonio Maffezoli e Adriana Burguer; o diretor jurídico e presidente da APADEP, Augusto Barbosa; o diretor de eventos e presidente da AMDEP, João Dias; e a coordenadora da região sudeste da ANADEP e presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Rio de janeiro (ADPERJ), Juliana Lintz. Da Defensoria Pública da União, o vice-presidente da ANADEF, Vladimir Correia, também esteve presente. 
 
 
Na quinta-feira (3), a diretoria da ANADEP participou de reunião sobre o fortalecimento do acesso à Justiça e da defesa criminal. Estiveram presentes o presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho; o diretor para assuntos internacionais, Antonio Maffezoli; o diretor jurídico e presidente da ANADEP, Augusto Barbosa; Vladimir Correia, vice-presidente da ANADEF; Fernando Freyre, ex-defensor público de Denver do Colorado/USA); Martín Sabelli, ex defensor público de San Francisco/USA. Moderadores: Fernando Lodeiro Martínez, defensor público de CABA; e a presidente da Associação Civil de Magistrados e Funcionário do Ministério Público e da Defesa da República da República, María Lorena González Castro Feijóo.
 
Na sexta-feira (4), a diretora adjunta para assuntos internacionais da ANADEP, Adriana Burguer e o diretor ade eventos da ANADEP e presidente da Associação Matogrossense de Defensores Públicos (AMDEP), João dias, falaram no painel "Defendiendo los derechos de consumidores y usuarios". Já o diretor jurídico da ANADEP e presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos (APADEP), Augusto Barbosa, abordou o tema "Las mujeres en situación de encierro, la experiencia en Brasil".
 
 
No mesmo dia, o presidente da ANADEP, Pedro Coelho, falou sobre a importância do associativismo em um painel que congregava presidentes das associações do Chile, Argentina, Paraguai e Brasil, "Precisamos ter Associações fortes e unidas. A partir disso, nós conseguimos conquistas históricas, como tivemos no Brasil a promulgação da emenda constitucional 80, resultado de luta da ANADEP, através do trabalho legislativo. A associação precisa de cada defensora e defensor público para avançar nas mais diversas pautas", pontuou. 
 
Por fim, Pedro Coelho juntamente com a diretora coordenadora da região sudeste da ANADEP e presidente da Associação das Defensoras e Defensores Publicos do Rio de Janeiro (ADPERJ), Juliana Lintz, apresentaram o vídeo institucional do XIV CONADEP e convidaram todos os presentes a participarem do congresso em novembro, na cidade do Rio de Janeiro. 
 
 
Na ocasião do encontro internacional, o ex-presidente da ANADEP (2009-2013) e defensor público do Rio de Janeiro, André Castro, recebeu uma placa de homenagem e agradecimento pelo trabalho realizado para o fortalecimento das Associações de Defensores da América Latina. Antonio Maffezoli recebeu a honraria no lugar de André Castro, que não pôde estar presente. "É uma honra poder receber este prêmio pelo André. Fazer parte da história das Defensorias Latino-americanas é de suma importância para nós. Como defensor público interamericano, reconheço o trabalho de todas e todos que buscam fazer da nossa atuação um meio de acesso à Justiça", disse Maffezoli. 
 
Durante o evento diversos temas foram abordados, entre eles: defesas inovadoras, neurociências e direito; psicologia da testemunha; crianças e adolescentes; adoção; tecnologia; defesa dos meios de comunicação; associativismo, entre outros.
 
O evento é uma organização da Asociación Civil de Magistrados y Funcionarios del Ministerio Público de la Defensa de la Republica Argentina (ADePra).
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)