Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
29/08/2019

ANADEP participa de congresso sobre advento da tecnologia no sistema de Justiça

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF
Nos dias 28 e 29/08, Brasília sediu a 14ª edição do Congresso de Inovação do Poder Judiciário (CONIP). O evento trouxe debates sobre inovação e modernização na área jurídica. Por meio da apresentação de projetos, estudos de caso e novas tecnologias, o seminário abordou os rumos da reforma digital no Judiciário brasileiro, além de mostrá-la como peça chave para o aprimoramento da experiência do usuário com os serviços públicos.
 
No primeiro dia do CONIP, o presidente da ANADEP, Pedro Coelho, palestrou sobre "Impacto do uso de robôs, realidade aumentada e computação cognitiva nos tribunais para dar fluidez nos processos". Pedro ressaltou a necessidade de se investir em coletas de dados e em uma política nacional de pesquisa voltada à Defensoria Pública. "Quando falamos em atuação estratégica dentro da nossa Instituição, estamos falando também em tecnologia. É preciso sistematizar informações para que possamos saber onde investir e, dessa forma, prestar um serviço de qualidade ao público-alvo da Defensoria. Daí falamos em redução de custos, investimentos em novas ferramentas e potencialização de nossa atuação", frisou. 
 
Pedro Coelho também alertou que o uso das tecnologias artificiais não podem retirar o caráter humano do atendimento às pessoas em situações de vulnerabilidades. "Nosso atendimento deve ser diferenciado. Logo, o uso de novas ferramentas tecnológicas deve se somar ao trabalho humanizado que defensoras e defensores públicos realizam em várias comarcas do país", disse. Por fim, mencionou a necessidade de se estabelecer um código de ética para o desenvolvimento de algorítimos em processos judiciários e a necessidade de legislação mais clara sobre o tema.
 
Henriques Turíbio, auditor de Controle Externo do Tribual de Contas dos Municípios do Estado de Goiás; Bruno Ribeiro Souza, sócio do escritório Urbano Vitalino Advogados; e Vagner Diniz, gerente do Ceweb, NIC.br e curador de conteúdo do CONIP, também participaram do painel. 
 
O evento foi organizado pela Conecta Latam. A ANADEP foi uma das apoiadoras do evento.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)