Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
08/08/2019

GO: Defensoria obtém liminar que determina religação de urgência da Enel em todo o estado

Fonte: ASCOM/DPE-GO
Estado: GO
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e o Procon Goiás obtiveram decisão liminar favorável, na noite desta quarta-feira (08/08), que determina à Enel (antiga Celg) o restabelecimento do serviço de religação de urgência em todo o estado. Em caso de descumprimento foi fixada multa de R$ 10 mil. A decisão é resultado de Ação Civil Pública protocolada conjuntamente pelas três instituições, no dia 30 de maio último.
 
Desde novembro de 2018, a Enel interrompeu o serviço de religação de urgência nos municípios do interior goiano. Essa religação de urgência tem como prazo fixado pela concessionária de energia o prazo máximo de 4 horas na zona urbana e 8 horas na zona rural, enquanto que a religação normal tem como prazo 24 horas na zona urbana e 48 horas na zona rural. Ou seja, desde o ano passado, os consumidores que não residem em Goiânia têm tido que aguardar no mínimo 24 horas para o restabelecimento no fornecimento de energia, mesmo que essa religação seja paga.
 
Na ação, a DPE-GO, MP-GO e Procon argumentam que o restabelecimento do serviço para todo o Estado (cidades do interior e zonas rurais) representa o cumprimento das normas constitucionais em três vertentes: 1) direito à vida; 2) princípio da dignidade da pessoa humana e; 3) princípio da isonomia. “Apontamos também a inconstitucionalidade da Resolução 414/10, a importância de se reconhecer a energia elétrica enquanto direito social e, ainda, a proibição do retrocesso de um direito”, explica o defensor público Tiago Bicalho, coordenador do Núcleo de Defensorias Especializadas de Atendimento Inicial da Capital e titular da 5ª Defensoria Especializada de Atendimento Inicial da Capital.
 
Assim, na ACP é solicitada a regularização da prestação desse serviço, bem como a fixação de multa e o pagamento de danos morais coletivos no valor de R$ 1 milhão, a ser transferido ao Fundo de Defesa do Consumidor (item ainda não apreciado pela Justiça). Este último tem função compensatória, punitiva e preventiva, a fim de inibir o ofensor a continuar agindo da mesma forma e ser exemplo para que outros não cometam o mesmo ilícito.
 
O defensor público Tiago Bicalho avalia que a atuação conjunta da DPE-GO, MP-GO e Procon permite o fortalecimento da defesa do consumidor. A Defensoria Pública do Estado de Goiás atende em média, diariamente, cinco consumidores com reclamações contra a empresa. Somente em 2018 foram registradas 8.235 reclamações perante a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nos primeiros 21 dias de 2019 o Procon Goiás recebeu 184 reclamações. Dados da Aneel revelam que no ano passado os consumidores goianos ficaram, em média, 26,61 horas sem energia. A Agência avaliou a Enel como a concessionária com o pior desempenho no país.
 
ACPs
No dia 30 de maio último, DPE-GO, MP-GO e Procon ingressaram com duas Ações Civis Públicas contra a Enel. Um delas dizia respeito ao serviço de religação de urgência e a outra era referente ao Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC), cuja decisão favorável foi obtida em 17 de junho.
 
Acesse a íntegra da ACP protocolada. 
 
Acesse a íntegra da decisão.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
20 de maio
AGE (Brasília)
12 e 13 de maio (Bahia)
Lançamento da Campanha Nacional
19 de maio (Senado)
Sessão Solene - Dia da Defensoria Pública
10 de junho
AGE
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)