Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
10/07/2019

SP: Após recurso da Defensoria ao TJ, mulher trans obtém direito de retificar nome e gênero em seu registro civil

Fonte: ASCOM/DPE-SP
Estado: SP
A Defensoria Pública de SP obteve no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) uma decisão que garante a uma mulher transexual a retificação de seu registro civil tanto em relação ao nome quanto ao gênero. Fernanda (nome fictício) vive como mulher desde os 14 anos, sem nunca ter desejado assumir identidade masculina, e procurou a Defensoria Pública buscando adequar seu registro civil à sua realidade psicossocial.
 
Na decisão de primeiro grau, o Juízo havia dado provimento parcial ao pedido, concedendo o direito de alteração do nome, mas mantendo o gênero masculino, constante do registro original. No entendimento daquele Juízo, a alteração do gênero só poderia ser efetivada nos registros pessoais após a requerente se submeter à cirurgia de transgenitalização. Para fazer valer na íntegra o direito pleiteado pela mulher, a Defensoria Pública recorreu à Corte estadual.
 
“A autora não tem quaisquer dúvidas ou oscilações quanto ao sentimento subjetivo de pertencer ao gênero feminino, o que lhe ocorre desde a infância”, afirmou no pedido a Defensora Rafaela Gasperazzo Barbosa, que atua no município de Registro, onde a demanda foi proposta. “Relata que vem sofrendo constrangimentos e humilhações desde criança, sendo que a situação se agravou no início de sua adolescência, quando passou a sofrer ainda mais preconceito”, complementou.
 
A Defensora anexou à ação laudo médico-psiquiátrico atestando a condição de Fernanda e informando que a alteração de seu registro é importante para diminuir seu sofrimento e proporcionar-lhe maior adaptação social e qualidade de vida. A sustentação oral ficou a cargo do Defensor Público Ricardo Fagundes Gouvêa, do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores.
 
No acórdão, a Relatora, Desembargadora Penna Machado, observou que Fernanda “fora registrada como pessoa do gênero masculino, contudo, possui todas as características femininas, bem como se porta e é reconhecida socialmente como pessoa do gênero feminino, razão pela qual pugna pela retificação do assento de nascimento, para constar seu nome e gênero sociais”. Assim, a 10ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP deu provimento ao recurso para permitir a alteração não só do nome, como consta na decisão em primeira instância, como também do gênero constante no assentamento de nascimento de Fernanda para feminino.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)