Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
17/05/2019

RN: #EmDefesaDelas é lançada em audiência pública na Assembleia Legislativa

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
A defesa dos direitos da mulheres foi ponto de debate na tarde desta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Por proposição da deputada Cristiane Dantas (SDD), o Legislativo realizou a audiência pública com o tema "Em Defesa Delas: Defensoras e Defensores Públicos pela Garantia dos Direitos das Mulheres", o mesmo da campanha lançada nacionalmente pela a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).
 
Em seu discurso, a deputada estadual expôs dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram que, no Brasil, a população feminina representa 51,6% do total, mas observa-se que as mulheres no país vivem constantes situações de risco e que as políticas públicas que combatem as discriminações sofridas por elas são muitas vezes ineficazes. Para comprovar o pensamento, Cristiane Dantas citou dados que apontam o Brasil como o quinto em números de feminicídios no mundo, com uma vítima a cada duas horas pelo fator de serem mulheres. A maioria delas, ainda segundo dados apresentados pela parlamentar, é morta por seus companheiros ou por parentes próximos. No Brasil, só em 2018, foram mais de 90 mil denúncias referentes a agressões físicas, psicológicas, sexuais, morais e de cárcere privado registradas no Disque 180, que é o canal gratuito para denúncias de violência contra a mulher.
 
Com várias representantes de entidades ligadas à defesa dos direitos das mulheres, a audiência trouxe ao Legislativo o debate sobre formas com que o problema de violência contra a mulher pode ser combatido. O esclarecimento, a divulgação dos canais para denúncias e conscientização dos possíveis agressores são alguns dos pontos principais levados pela campanha da Anadep.
 
A defensora pública Maria Tereza Gadelha, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), representou a Defensoria Pública do Estado durante a ocasião e registrou os esforços da instituição na defesa dos Direitos das Mulheres. Representando a associação, a defensora pública Ana Lúcia Raymundo falou sobre a situação de agressões às mulheres no país e no Rio Grande do Norte. Idealizadora do “Projeto Mulher Viver com Dignidade", Ana Lúcia falou sobre os números que mostram os riscos diários pelos quais passam as mulheres, assim como citou casos em que os homens, mesmo sem terem noção do dano causado, praticam atos de desrespeito contra as mulheres. Por isso, enalteceu a importância de ações em prol da educação dos homens na sociedade.
 
Ao fim da audiência, a deputada garantiu que continuará com o mandato à disposição para colaborar com a causa. "Apoiamos essa causa porque temos pautas em comum: a preocupação constante com a violência doméstica, a luta por oportunidades para as mulheres negras e em situação de rua; a discriminação no ambiente de trabalho e, até mesmo, a luta por mais vagas nas creches para que as mulheres possam ter acesso ao mercado de trabalho. Somente unidos podemos aperfeiçoar e construir novos caminhos para uma sociedade mais justa para as mulheres potiguares. Ressalto ainda que o nosso mandato está à disposição", finalizou Cristiane Dantas.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
27, 28 e 29 de agosto
Atividades legislativas
28 e 29 de agosto
CONIP 2019
4 de setembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
2 de outubro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
12 de novembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
11 de dezembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
1º de outubro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
10 de dezembro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
12 a 15 de novembro - Rio de Janeiro
XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP)
XIV CONADEP
ANADEP INOVA
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)