Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
14/12/2018

CE: Nova defensora pública toma posse

Fonte: ASCOM/DPE-CE
Estado: CE
O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (Consup) deu posse, na manhã de hoje (13), a uma nova defensora pública. Lina Ponte Marques compareceu à solenidade de posse, na sede da Defensoria, junto a familiares e amigos para fazer o juramento e oficializar sua entrada na instituição. A Sessão Solene do colegiado foi conduzida pela presidente, Mariana Lobo, com a presença dos conselheiros natos: o subdefensor Leonardo Antônio de Moura Júnior,  o corregedor José Laerte Marques Damasceno e dos conselheiros eleitos: Aline Lima de Paula Miranda, Luís Fernando de Castro da Paz, Túlio Iumatti Ferreira e Kelviane de Assunção Ferreira Barros, bem como a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, Ana Carolina Neiva Gondim.
 
Lina Ponte Marques discursou sobre o empenho na nova função. “É com muita emoção e com coração repleto de alegria e gratidão que assumo o compromisso como nova defensora pública do Estado do Ceará, cargo tão almejado e sonhado. Desde o primeiro contato que tive, estagiando aqui há 13 anos, encantei-me pela carreira. A luta da Defensoria Pública é árdua, entro aqui disposta a lutar pela população mais vulnerável e pela carreira”, discursou a servidora recém-empossada, que atuará no município de Camocim.
 
A defensora geral Mariana Lobo, presidente do Consup, parabenizou a nova defensora que “vêm somar esforços na luta por garantia de direitos”. “Muitas vezes, a gente se depara com situações difíceis. As pessoas nem sempre procuram atendimento jurídico, mas o direito a uma política pública que está inexistente ou deficitária. O nosso papel, enquanto Defensoria Pública, é justamente este: trabalhar a afirmação de direitos e na construção de políticas públicas. A Defensoria Pública está na base e tem um papel imenso na discussão de políticas públicas, que são negadas aos nossos assistidos”, explicou.
 
A conselheira Aline de Paula Miranda saudou a chegada da defensora, em nome do Consup, ressaltando as desigualdades sociais como um dos principais motivos de luta do defensor público. “É uma realidade desoladora e, diante dela, nossos objetivos institucionais são a primazia da dignidadea da pessoa humana, redução da desigualdade, a afirmação do Estado Democrático de Direito, a prevalência e efetividade dos direitos humanos e a garantia da ampla defesa. Honre a sua missão e homenageia a luta intransigente dos direitos dos seus assistidos”, discursou.
 
Lina Marques vai iniciar o curso de formação e em breve iniciará o trabalho em Camocim. “Farei meu trabalho com muita garra, o melhor para os meus assistidos, garantindo o acesso à justiça para todos que precisam, da forma mais ampla possível”.
 
Além de membros do Consup, também estiveram presentes na posse, familiares e amigos, e os membros do sistema de justiça: os desembargadores Marlúcia de Araújo Bezerra e Paulo Francisco Banhos Ponte, a procuradora de justiça Ana Lúcia Ponte Marques e a juíza Roberta Ponte Marques.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)