Na tarde desta terça-feira (23), os alunos da 14ª edição do Conhecer Direito receberam a visita de coordenadores do Curso Exatas – um dos parceiros do projeto. Na ocasião, o professor Gastão anunciou uma grande premiação, a ser entregue aos estudantes na cerimônia de formatura da 14ª turma, que acontecerá no dia 07 de novembro, durante o IV Congresso Nacional de Direito e Fraternidade e o I Congresso do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Serão dezenas de bolsas de estudo, que incluem cursos intensivos para o PAS e cursos para o Enem nas três unidades do Curso Exatas (Asa Sul, Gama e Taguatinga) que os alunos farão já neste ano e em 2019. Entre as bolsas, diversas integrais (de 100%) a serem entregues de acordo com o desempenho nos simulados e com a frequência nas aulas do projeto.
O diretor da Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur/DPDF), Evenin Ávila, falou sobre a relevância dessa parceria entre o Curso Exatas e a DPDF na oferta de educação em direitos. “A educação é um direito social, dever e responsabilidade de todos. Quando parceiros investem na educação, além de cumprir o que determina a Constituição, mostram compromisso com a cidadania. Da parte da Defensoria Pública do DF, a educação em direitos nada mais é do que a realização de sua missão precípua, de ressignificar os conceitos de justiça, cidadania e igualdade pela condição mais primária de um projeto sério de Nação. A educação em direitos oferta informações que dão condições ao cidadão de decidir os rumos de sua vida e de sua família, de fazer parte da sociedade e de fiscalizar a coisa pública. Com isso, estamos trilhando um caminho que muda o paradigma de décadas no Brasil: do litígio para a prevenção, educação e empoderamento de cidadãos rumo a uma cultura de paz e de fraternidade”.
Segundo o professor Gastão, coordenador do curso Exatas. “os alunos do Conhecer Direito são dispostos, decididos. Por isso, a ideia das bolsas é incentivar essa coragem deles, que pude perceber em sala de aula. Espero que eles aproveitem essa oportunidade este ano e em 2019. E o que a gente leva da vida é isso: ajudar o próximo.”
A aluna Caliandra Leal também destacou a importância do Conhecer Direito e as possibilidades que ele oferece aos estudantes. “É gratificante e única essa oportunidade que recebemos. Cursos que nós não temos condições de pagar e o Exatas, a partir do Projeto Conhecer Direito, nos proporcionará. Só temos a agradecer a ambos pelas bolsas ofertadas e pelas portas que serão abertas através delas”, afirmou.
Projeto Conhecer Direito – Promovido desde 2010 pela DPDF, por meio da Easjur e de instituições parceiras, a iniciativa social é gratuita e voltada para a socialização de conhecimento jurídico básico para alunos do 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do DF. São 105 horas/aula distribuídas em disciplinas como Direito Constitucional, Penal, Civil, Trabalho, Administrativo, além de aulas de Comunicação Não-Violenta, educação financeira, segurança digital, violência doméstica e Português.
A carga horária do projeto conta com aulas ministradas por profissionais que trabalham, de modo teórico, prático e interdisciplinar, com temas voltados para a consolidação da consciência cidadã, responsabilidade individual, social e política dos estudantes participantes, preparando-os para a vida. Centenas de alunos já foram beneficiados pelo curso, que acontece semestralmente. O curso está em sua 14ª turma e é ministrado por defensores e servidores da Defensoria Pública.