Começou a funcionar nesta semana, no espaço de Atendimento Inicial da Defensoria Pública na Capital (Rua Boa Vista, nº 150), o projeto piloto de mediação de comunicação em Libras para atendimento de pessoas com deficiência auditiva e surdas.
Por meio do sistema, a equipe da Defensoria poderá entender as demandas e oferecer orientações jurídicas em Libras com ajuda de intérprete na linguagem, em tempo real, em um computador, facilitando o atendimento ao público com deficiência auditiva ou surdo.
O software para uso da Central de Intermediação em Libras (CIL), da Prefeitura paulistana, foi instalado e já está disponível. Trata-se de um serviço de intermediação entre Libras e português por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e ouvintes. O projeto decorre de uma parceria feita com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.
O sistema também foi instalado no edifício da Avenida Liberdade, nº 32, estando disponível para Unidades e Órgãos situados naquele prédio, entre eles o Núcleo Especializado dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (órgão que participou da celebração da parceria) e também a Ouvidoria-Geral. A Coordenação da Regional Central organiza a utilização da nova ferramenta e está disponível para orientações.
É importante destacar que essa iniciativa se soma também à disponibilização de intérpretes de Libras para atendimentos em todas as Unidades, sob demanda, apoio que está disponível desde novembro de 2017.