A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) inaugurou sua primeira unidade no interior. A cidade de Inhumas, a 48 quilômetros de Goiânia, conta a partir dessa segunda-feira (20/11) com uma Defensoria. São dois defensores públicos e três servidores (sendo um estagiário) responsáveis pelo atendimento à população carente do município. Para a estruturação foram investidos cerca de R$ 40 mil em mobiliário e equipamentos para esta unidade.
Na abertura dos trabalhos a defensora pública-geral Lúcia Silva Gomes Moreira destacou a importância do apoio do Executivo e Judiciário para a interiorização da DPE-GO. "Esse é um marco", destacou. Ela pontuou ainda que para a concretização dessa instalação foi realizada a soma de esforços no planejamento e organização desse processo de interiorização. Para o segundo subdefensor público-geral Saulo Carvalho David, responsável pelo projeto de interiorização da Defensoria, trata-se de um momento singular para a instituição que se organiza para atender a Emenda Constitucional 80, e se fazer presente em todos os municípios goianos.
A juíza Adriana Caldas (que representou o diretor do foro, Pedro Silva Corrêa) expressou sua alegria com a chegada da Defensoria em Inhumas. De acordo com ela, é muito importante a parceria da DPE, Ministério Público e Judiciário em defesa da população. O promotor de justiça Mário Henrique Caixeta, por sua vez, frisou que o MP e a Defensoria Pública são instituições irmãs e devem atuar "ombreados" para satisfazer as necessidades da população brasileira. O vereador Amélio Jácomo destacou a grande demanda que Inhumas possui, uma vez que a cidade possui imensa desigualdade social.
Nessa unidade estão lotados os defensores públicos Jordão Mansur Pinheiro e Vilmar Alves de Brito, os assessores Roberta Kayna e Edson Raion, e o estagiário Thiago Silva Guimarães. Jordão Mansur expôs que o objetivo da DPE em Inhumas é levar assistência jurídica de qualidade, eficiente e pró-ativa à população carente. Vilmar Brito relembrou que retorna ao município após ter realizado durante dez anos o atendimento no local via Procuradoria de Assistência Jurídica.
A abertura dos trabalhos contou com a presença da defensora pública-geral Lúcia Silva Gomes Moreira; da juíza Adriana Caldas Santos (representando a diretoria do foro, Pedro Silva Corrêa); do promotor de justiça Mário Henrique Cardoso Caixeta; do vereador Amelio Jacomo; do ex-vereador Ezio Albino; o presidente da subseccional da OAB de Inhumas, Jeferson Coutinho; do diretor de Assuntos Jurídicos da DPE-GO, Domilson Rabelo; e do diretor-geral de Administração e Planejamento, Marcelo Graciano; e do defensor público Guilherme Vaz.
Assim que encerrada a solenidade foi iniciado o atendimento ao público. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Está localizada no Fórum de Inhumas, que fica na esquina da Rua Tóquio com a Rua Raul, no Residencial Watanabe.