Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
07/11/2017

CE: Comunidade do bairro Canindezinho recebe "Defensoria em Movimento"

Fonte: ASCOM/DPE-CE
Estado: CE
Mais de cinquenta pessoas receberam orientação jurídica na primeira manhã de atendimento do programa Defensoria em Movimento nesta segunda-feira (6) no bairro Canindezinho. O programa itinerante de educação em direitos e assistência jurídica à população em todo o Estado é uma iniciativa da Defensoria Pública do Ceará que surgiu diante do grande desafio de interiorizar o atendimento defensorial. Esta demanda foi apresentada pelas comunidades e pelos povos tradicionais durante o processo do Orçamento Participativo.
 
Antes mesmo de o atendimento no Canindezinho começar, às 8h, o grande caminhão climatizado com cinco estações de computadores e tenda para 120 pessoas chamava a atenção de quem passava pela Praça São Francisco (Av. Osório de Paiva esquina com Rua Pitangueira). A maioria das demandas apresentadas pela população tratava de assuntos de família, como pedidos de pensão alimentícia, guarda e testes de DNA, e de moradia, para a regularização de imóveis e usucapião.
 
O atendimento no Canindezinho continua nesta quarta-feira (7), de 8h às 17h; e nos dias 9 e 10 de novembro o caminhão estará na Praça Santa Cecília (localizada na Rua Cel. Virgílio Nogueira com Rua Cel. João Correia), também no Grande Bom Jardim.
 
“Os atendimentos estão superando nossas expectativas. As pessoas vêm tirar dúvidas e algumas já estão com os documentos para ingressar com ação e nós estamos peticionando ao Judiciário. Percebemos que muitas pessoas têm problemas para resolver na Justiça e desconhecem que naquele problema também existe um direito”, afirma a defensora pública Natali Massilon Pontes, que coordena as Defensorias da Capital.
 
Além dela participaram do evento os defensores Amélia Rocha, Émerson Castelo Branco, Érica Regina Albuquerque, Eliton Menezes, Jacqueline Torres Martins, Monique Rocha Dias e Roberta Quaranta. A ouvidora externa da Defensoria, Merilane Coelho, também presente na ação, ressaltou a importância da aproximação cada vez maior da instituição com as comunidades cearenses.
 
No calendário deste ano, o Defensoria em Movimento prestará atendimentos também entre os dias 20 e 24 de novembro em Caucaia; no dia 1º de dezembro, voltado à população em situação de rua de Fortaleza; e entre os dias 11 e 15 de dezembro, em Aracati, litoral leste do Estado. Todos os atendimentos acontecem das 8h às 17h, com escalas de defensores públicos que atuarão durante os dois turnos. Além do atendimento individualizado, o programa oferece rodas de conversas sobre temas de interesse da comunidade, como moradia, direito de família e saúde.O programa tem apoio institucional da Escola Superior da Defensoria Pública e da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADEPC).
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
20 de maio
AGE (Brasília)
12 e 13 de maio (Bahia)
Lançamento da Campanha Nacional
19 de maio (Senado)
Sessão Solene - Dia da Defensoria Pública
10 de junho
AGE
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)