Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
26/10/2017

MT: Balcão da Cidadania comemora dez anos com quase 300 mil atendimentos realizados

Fonte: ASCOM/DPE-MT
Estado: MT
Em dez anos de existência, comemorados nesta quarta-feira (25), o Balcão da Cidadania da Defensoria Pública de Mato Grosso realizou quase 300 mil atendimentos. O projeto, que nasceu com o objetivo de assistir 600 pessoas por mês, hoje ultrapassa a marca de três mil atendimentos mensais.
 
De acordo com a Coordenadora do Balcão, Defensora Pública Danielle Cristina Preza Daltro Dorilêo, no início a ideia era atender somente os casos de menor complexidade jurídica, mas aos poucos o projeto foi se adaptando a necessidade dos assistidos, ao passo que hoje conta, inclusive, com equipe multidisciplinar.
 
“Nós somos a porta de entrada da Defensoria Pública em Cuiabá. Costumo dizer que somos a primeira e última esperança dos mais vulneráveis. As pessoas chegam aqui sabendo que têm um problema, mas não sabem o que fazer nem como resolvê-lo e ninguém sai daqui sem, pelo menos, um encaminhamento, uma orientação. Nós buscamos resgatar a cidadania de quem nos procura, por meio de um atendimento humanizado”, declarou a Defensora.
 
10 anos Balcão 1Danielle Dorilêo destacou ainda a credibilidade e confiança da população no trabalho desempenhado pelo Balcão, ao ressaltar o salto no número de atendimentos ao longo desses dez anos. De 2007 a 2012 foram concretizados 123 mil atendimentos e somente em 2015, 2016 e 2017 esse número já foi superado. “Exemplo da nossa credibilidade é um caso que tivemos recentemente. Uma assistida nos procurou informando que foi vítima de violência doméstica, mas que a mãe, que já foi atendida por nós, disse para ela não tomar nenhuma atitude sem antes ser orientada por nós. Casos como esse fazem tudo valer a pena”.
 
Para a Defensora Juliana de Lucca Crudo Philippi, que atua no Núcleo, o Balcão da Cidadania representa a solução do atendimento do grande fluxo de pessoas da área de família, uma das mais expressivas da Instituição. “O Balcão é inovador tanto na ausência de agendamento prévio, o atendimento é imediato e diário, quanto na informatização, uma vez que possuí sistema próprio para controle e registro de atendimento desde que foi criado, o que garante organização e agilidade”.
 
10 anos Balcão 2Já a Defensora Pública, Kelly Christina Veras, falou sobre a honra de ter atuado no Núcleo até o ano passado. “Foi uma experiência gratificante. A área de família é uma das mais importantes da Defensoria Pública. São casos, a primeira vista, de difícil solução, mas que ao serem solucionados trazem a paz e tranquilidade que os assistidos vieram buscar”.
 
O Balcão Cidadania já contou com a atuação dos Defensores Públicos Maila Aletéa Zanatta Cassiano Ourives, Janaina Yumi Osaki, Danilo Augusto Rocha Pinheiro, além dos Defensores Públicos de Segunda Instância que auxiliaram no início dos trabalhos Silvio Jeferson de Santana, Márcio Frederico Dorileo, Mariusa Magalhães de Oliveira e Cid de Campos Borges Filho. Também passaram pelo projeto mais de 200 estagiários, entre estudantes de direito, assistência social e psicologia. 
 
Serviço
 
O Balcão da Cidadania da Defensoria Pública de Mato Grosso está localizado na Avenida do CPA, nº 2254, Edifício American Business Center, térreo, entrada para o Bairro Canjica. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)