Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
03/07/2017

ADEP-BA: Dezenove defensores públicos são empossados na Bahia

Fonte: ADEP* FOTO DPE-BA
Estado: BA

A Bahia contará com novos defensores e defensoras públicas em seu quadro de profissionais nos próximos dias. É que tomaram posse no cargo nesta quinta-feira, 29, no auditório da União dos Municípios da Bahia, 19 dos aprovados no VII Concurso para Defensor Público do estado. A diretoria da Adep-BA prestigiou o evento juntamente com familiares, convidados, defensores públicos e servidores da Defensoria Pública, parabenizando e dando as boas vindas aos recém-empossados.

Para o presidente da associação, João Gavazza, que compôs a mesa solene, a posse é a visualização de um momento histórico e de extrema importância para a população baiana, visto que o defensor público é um agente de transformação e inclusão social.

"Ao defensor público esmera a função de iluminar a sociedade nos seus segmentos mais esquecidos e tantas outras vezes ultrajados, conferindo às pessoas que lhes integram voz e identidade", pontuou Gavazza, sinalizando a importância de se continuar na luta pela busca da valorização da carreira, respeito às prerrogativas e de uma adequada estrutura de trabalho para os 291 profissionais que agora compõem o quadro da entidade. O presidente lembrou ainda a necessidade de mais profissionais para atingir o ideal apontado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada (IPEA) em 2013.

Ao contrário do procedimento de praxe nas posses, onde apenas o primeiro colocado do concurso realiza o discurso em nome dos demais, na cerimônia desta quinta-feira o discurso foi feito a três vozes, por meio das defensoras Júlia Baranski (primeira colocada na lista de ampla concorrência), Ana Luiza Silva (primeira colocada na lista de vagas para negros) e Fernanda Nunes da Silva (primeira colocada da lista de pessoa com deficiência).

"As tradições, assim como as leis, por vezes perpetuam valores estéreis, feito reminiscências de um mundo caduco que já não inspira poemas. Nesses momentos é preciso coragem para rompê-las, as tradições e as leis, porque as leis não bastam e os lírios não nascem da lei. E é por isso, e também por acreditarmos que enquanto defensores e defensoras públicas não nos cabe dar voz a ninguém porque a voz já existe, basta ouvi-la, e pulsa, ainda que calada no íntimo de cada um, que decidimos apresentar este discurso feito a três mãos e a três vozes", apontou Baranski, reafirmando o compromisso de promover os direitos humanos e o acesso à Justiça e a luta, ao lado dos colegas, pelo empoderamento das vozes que são silenciadas e emudecidas na sociedade.

Além do presidente da Adep-BA, compuseram também a mesa da solene do evento o defensor público-geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo; a corregedora-geral da DPE, Maria Célia Padilha; o procurador chefe da Procuradoria Judicial, Ruy Sérgio Deiró, representando o governador Rui Costa; a defensora pública chefe da DPU, Charlene Borges; a deputada federal Alice Portugal; a deputada estadual Fabíola Mansur; a secretária estadual de Política para Mulheres, Julieta Palmeira; a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis; o procurador de Justiça Geder Gomes, representando a procuradora geral de Justiça, Ediene Lousado e a ouvidora-geral da DPE, Vilma Reis.

Ao final do evento, a associação ofereceu um coquetel aos presentes, bem como entregou um brinde de boas vindas aos novos defensores. A partir desta segunda-feira, 3, os empossados iniciam o curso preparatório para atuar no cargo.


Os 19 novos defensores públicos são: Aline Muller, Ana Elisa Spector, Ana Luiza Silva, Ana Valéria Brasil, Antônio Agnus, Caio Cesar Nunes, Elen Sallaberry, Elisa Alves, Fernanda Nunes da Silva, Gustavo Livio, Hélio Magalhães, João Lucas Neto, João Tibau, Júlia Baranski, Julia de Abreu, Luanna Nathallya Lira, Luiz Filipe Souza, Maria Fernanda Borio e Tamires Ariel Lima.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
13 de maio (virtualmente)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)