Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
08/06/2017

DF: Defensoria e SEDESTMIDH debatem atuação voltada para população em situação de rua

Fonte: ASCOM/DPE-DF
Estado: DF

A Defensoria Pública do Distrito Federal, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e da Subsecretaria de Atividade Psicossocial, se reuniu na noite desta terça-feira (06) com representantes da Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH) para debater as atuais condições da população em situação de rua.

Na ocasião, as instituições falaram das ações que empenham na garantia dos direitos daqueles que estão em situação de rua. Atualmente, a Defensoria Pública realiza atendimento mensal na Rodoviária do Plano Piloto e nas regiões administrativas que não contam com fórum voltado diretamente para a população em situação de rua. Os atendimentos contam com abordagem jurídica e psicossocial.

De acordo com o defensor público do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, Fábio Levino, o acesso à Justiça para este público é muito restrito, em geral, os atendimentos jurídicos são relacionados à área criminal e cível. “Por falta de conhecimento, muitos deles se sentem inibidos de irem aos fóruns. Portanto, quando levamos o atendimento para a rua conquistamos a confiança deles”, destacou Levino.

O diretor de Serviços Especializados à Famílias e Indivíduos da SEDESTMIDH, Felipe Areda, destacou que a secretaria atua por meio de dois Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) e dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) em diversas regiões administrativas do DF.

O coordenador ainda salientou que acredita na integração entre as instituições para proporcionar um atendimento especializado a estes cidadãos. “Acredito que uma agenda conjunta, que proporcione a capacitação dos profissionais das instituições, pode abrir muitas portas para que possamos atuar na defesa dos direitos da população em situação de rua”, ponderou Pereira.

Também estiveram presentes na reunião o defensor público do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, Daniel de Oliveira; a subsecretária de Atividade Psicossocial da Defensoria, Roberta de Ávilla; a diretora do serviço de acolhimento da SEDESTMIDH, Ana Angélica; a gerente de acolhimento de adultos e famílias da SEDESTMIDH, Luciana Cardoso e; o coordenador de proteção social especial da SEDESTMIDH, Jean Marcel Pereira.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
13 de maio (virtualmente)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)