ADPEMA: Defensores do Maranhão participam de congressos sobre Direito de Família na Bahia
Estado: MA

Os defensores públicos Associados Keoma Celestino Dourado, Luís Armando Nunes, Gustavo Leite Ferreira, Juliana Duailibe de Abreu Fonseca, Luciana Lima e Fabíola Almeida Barros, todos com atuação no Núcleo da Família, da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), participaram do Congresso Internacional de Direito das Famílias e das Sucessões, promovido pelo Instituto Brasileiro do Direito de Família (Ibdfam), e do Congresso Nacional e Internacional de Alienação Parental, organizado pela Associação Brasileira Criança Feliz (ABCF), ambos ocorridos em Salvador-Bahia.
Os congressos, que abordaram o tema "Famílias em Cena", foram iniciados dia 19, e se encerraram na quinta-feira, 22, no Fiesta Convention Center, e contaram o com apoio logístico da Defensoria Pública da Bahia. Na avaliação do grupo maranhense, os congressos do Ibdfam e ABCF ofereceram temas atuais e serviram para ampliar a discussão entre participantes de todo o país e fora dele, com visões diversas de juízes, defensores, membros do Ministério Público, advocacia, psicólogos, assistentes sociais.
Segundo o presidente do Ibdfam Nacional, Rodrigo da Cunha Pereira, hoje a família apresenta diversos modelos, sendo necessária a compreensão das mesmas para a defesa de direitos. Entre as questões ligadas à área estão a guarda compartilhada, alienação parental e multiparentalidade.
A Defensoria Pública do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Assistência Judiciária, assegurou a participação dos defensores públicos da capital e do interior que atuam na área de Família, além de servidores da instituição que trabalham na área. Também participam os defensores da Especializada de Curadoria. "Temos que promover a atualização e capacitação da nossa equipe para garantir da melhor forma a defesa dos assistidos da Defensoria", destacou o defensor-geral Clériston Cavalcante de Macêdo.






