A partir de 23 deste mês, a Defensoria Pública do Estado passa atuar também no Núcleo de Práticas Jurídicas no Campus da Universidade de Pernambuco (UPE). Isto se deve a parceria firmada entre as duas Instituições. A inauguração da Unidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (15/09) com as presenças do Defensor Público-Geral Manoel Jerônimo de Melo Neto; o Subdefensor do Interior, Jocelino Nunes Neto; o Reitor da UPE/Fecap, Pedro Falcão; o Diretor da UPE, Marcos Meira; a Coordenadora do Núcleo, Rogéria Gladys, além do corpo docente e discente daquela Universidade e a Assessora da Coordenadoria de Estágio da DPPE, Jéssica Christine. O agendamento para o atendimento naquele Núcleo ocorrerá por meio do CalIcenter da DPPE: 0800.081.0129.
Durante discurso, o DPG Manoel Jerônimo, fez questão de destacar o empenho da Defensora Pública, Coordenadora de Estagio da DPPE, Nátalli Brandi, e da professora Rogéria Gladys, para concretização do convênio entre as duas Instituições e falou da importância da parceria. "Para a Defensoria Pública é uma honra se unir a uma Universidade Pública reconhecida nacionalmente pela sua atuação na educação", enfatizou.
Segundo o Reitor da UPE/Fecap, Pedro Falcão, o corpo acadêmico se sente prestigiado em ter na Universidade a Defensoria Pública. "Que tem como missão assistir a sociedade de baixa renda. Nosso alunado, além de contar com a prática teórica, terá o oportunidade de lidar com a realidade da maioria dos que necessitam de assistência jurídica", frisou.
O mesmo destacou o Diretor da UPE, Marcos Meira, acrescentando sobre o compromisso em que as duas Instituições possuem com a população carente do Estado. "É uma nova visão de conhecimento. Aqui os estudantes terão a chance, com a orientação da coordenação do Curso e da DPPE, de aprender e praticar as demandas jurídicas", reforçou.
Para a Professora Rogéria Gladys, o significado maior do convênio é de humanizar o trabalho dos futuros profissionais do Direto. "É o primeiro contato dos alunos de direito com a prática. Eles tem uma bagagem com disciplinas teóricas e agora chegou a hora de atender o cidadão mais carente, o mesmo cidadão que busca a Defensoria Pública porque não tem um acesso fácil ao Poder Judiciário para fazer valer e reconhecer os seus direitos.
Para o estudante do 6º período de Direito da UPE, Hugo Luiz, a oportunidade é ímpar e imprescindível para o aprendizado. "Já sou estagiário da DPPE. Quando soube que haveria essa parceria com a Universidade, fiquei muito feliz, pois o dia-a-dia me fez conhecer a excelente atuação da Defensoria Pública em prol da sociedade pernambucana. Você se torna mais humano e social". O aluno Pedro Montalverne, mesmo cursando ainda o 1º período, disse que é muito importante unir a teoria a prática, principalmente, com a orientação da Defensoria Pública. "Não vejo a hora de estar num período mais avançado para poder estagiar neste Núcleo", ressaltou.