No dia 18 de agosto, o defensor público, Luis Renato Arêas Pinheiro, titular da 2ª Defensoria de Famílias de Betim, foi condecorado com o Prêmio Direitos Humanos e Cidadania LGBT.
A homenagem, que aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Betim, foi concedida pelo Movimento Gay de Betim, durante a 4ª Semana da Diversidade Sexual promovida entre os dias 15 e 20 de agosto.
Ao agradecer a homenagem, o defensor público, Luis Renato Arêas, ressaltou a “luta pela prevalência e efetividade dos direitos humanos como objetivo da Defensoria Pública, além da função institucional consubstanciada na defesa dos interesses individuais e coletivos de grupos sociais vulneráveis que mereçam proteção especial do Estado”. Luis Renato Arêas externou a intenção de novas parcerias com o público LGBT, principalmente na atuação extrajudicial, possibilitando o respeito ao princípio constitucional da igualdade e vedação à discriminação de gênero. Ao concluir o agradecimento, o defensor afirmou que “onde há amor não há diferenças”.
Prestigiaram também o evento a defensora pública, Mirelle Morato Gonzaga, além de representantes locais dos Poderes Executivo e Legislativo e demais personalidades e instituições agraciadas.